22 de setembro de 2023

“É mesmo possível abrir mão das aulas expositivas?”

A Profª Carmen Prado (IFUSP), foi a palestrante convidada em mais um colóquio do IFSC/USP realizado no dia 22 de setembro, tendo dissertado sobre o tema “É mesmo possível abrir mão das aulas expositivas?”

Em sua apresentação, a docente relatou sobre uma experiência pedagógica envolvendo o uso de metodologias ativas nas disciplinas de Física I e II, nos cursos de bacharelado em Física (IF), Astronomia, Meteorologia e Geofísica da Universidade de São Paulo, entre 2014 e 2019, a partir de um protocolo desenvolvido pelo grupo de pesquisa em ensino coordenado pelo prof. R. Beichner, na Universidade Estadual da Carolina do Norte (NCSU), nos EUA, e que ficou mundialmente conhecido pelo acrônimo SCALE-UP.

O objetivo do citado protocolo é viabilizar o uso de diversas estratégias de ensino, abrigadas no amplo “guarda-chuva” das metodologias ativas, em situações em que é imperativo que as disciplinas sejam ministradas para turmas numerosas.

Na sequência de sua apresentação, a palestrante apresentou também os fundamentos da proposta SCALE-UP, cuja ênfase está no aspecto conceitual e na modelagem dos fenômenos físicos, as características específicas dos cursos em que foi implementada na USP, algumas atividades e ainda resultados bastante favoráveis de desempenho e retenção de estudantes.

(Rui Sintra – jornalista)