27 de novembro de 2014

Pesquisadora do Reino Unido aborda estudo quantitativo

Louise300Ocorreu na tarde do dia 27 de novembro, no Anfiteatro Prof. Horacio C. Panepucci (IFSC-USP), mais uma palestra organizada pelo Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos, desta vez, com a Dra. Louise Campbell, da University of St. Andrews, Escócia, Reino Unido, que apresentou o seminário A Quantitative Study of In Vivo Protoporphyrin IX Fluorescence During Build up.

A terapia fotodinâmica (PDT, na sigla em inglês) baseia-se na interação entre luz, oxigênio e um produto químico fotossensível: o Protoporfirina IX (PpIX). Assim, Louise dissertou sobre o estudo que está sendo realizado no Hospital Amaral Carvalho, em Jaú, São Paulo, onde o acúmulo de PpIX em diferentes lesões de pele é medido utilizando sinais de fluorescência produzida pela droga. A pesquisa deverá render mais compreensão da cinética e dinâmica do processo realizado no tratamento do PDT, além de gerar modelos computacionais mais precisos. Ainda de acordo com Louise, os primeiros resultados obtidos em seus estudos indicam que o PpIX acumula-se na lesão linearmente com o tempo durante as 3 horas de tratamento oclusivo.

A Dra. Louise possui mestrado em física pela University of St. Andrews. Atualmente, é aluna de pós-doutorado da mesma universidade, onde tem trabalhado em colaboração com a citada universidade e o Ninewells Hospital in Dundee, Escócia, considerado o maior hospital de ensino da Europa.