11 de agosto de 2023

Dos sonhos de Einstein às novas tecnologias quânticas

O colóquio do IFSC/USP relativo ao dia 11 de agosto teve como palestrante o Prof. Luiz Davidovich (IF/UFRJ), que dissertou sobre o tema “Dos sonhos de Einstein às novas tecnologias quânticas”

No início do século XX, jovens sonhadores, entre os quais Einstein, Heisenberg e Schrödinger, desenvolveram uma nova concepção do mundo microscópico, que violava a intuição baseada na física clássica.

Por exemplo, uma partícula quântica pode ser representada, em determinado instante, por múltiplos estados mutualmente excludentes, um dos conceitos mais bizarros da física quântica.

Outro exemplo é o fenômeno do emaranhamento, também descoberto e debatido por aqueles cientistas, que se refere a fortes correlações entre propriedades de partículas separadas.

O palestrante sublinhou, em seu resumo, que quando essas descobertas foram feitas, não se tinha a menor ideia de possíveis aplicações dessa nova concepção de mundo, que resultou no entanto em revoluções tecnológicas que afetam o nosso cotidiano: o laser, o transistor, a ressonância magnética nuclear, os computadores modernos, os relógios atômicos, o GPS.

Mais recentemente, aparece uma nova tecnologia quântica, desenvolvida em diversos laboratórios, que permite o controle preciso de partículas quânticas individuais e aponta para uma nova revolução, com novos métodos de segurança cibernética, metrologia quântica de alta precisão e computadores quânticos.

A palestra do Prof. Davidovich fez uma revisão dos conceitos básicos e dos desenvolvimentos recentes nessa área, tendo enfatizado os laços estreitos entre pesquisa fundamental e possíveis aplicações.

(Foto: Marcia Minillo)