14 de setembro de 2012

Docentes e funcionários homenageiam Guilherme Fontes Leal Ferreira

Livre docente pela Universidade de São Paulo desde 1973, tem mais de 50 artigos publicados em periódicos, é pesquisador sênior da Prefeitura Municipal de São Carlos, docente sênior do Grupo de Polímeros do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e um dos pioneiros da física em São Carlos.

LogoOs itens acima fazem parte do invejável currículo de Guilherme Fontes Leal Ferreira, docente do IFSC que, mesmo aposentado pelo Instituto, desde 1991, continua participando ativamente das pesquisas desenvolvidas no IFSC, bem como na orientação de alunos.

Como um gesto simbólico de reconhecimento à atuação do docente, já há tantos anos prestando importantes colaborações à Universidade (e fora dela), na manhã de 6 de setembro, familiares, alunos e ex-alunos de Guilherme juntaram-se aos docentes e funcionários do IFSC, no auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”, para homenageá-lo.

Nessa homenagem, a mesa de honra do auditório foi composta pelo docente e diretor do IFSC, Antonio Carlos Hernandes, pelo pró-reitor de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), Marco Antonio Zago, pelo docente do IFSC e coordenador do Grupo de Polímeros, Roberto Mendonça Faria, e pelo docente e um dos fundadores do IFSC, Sérgio Mascarenhas.

Na solenidade, que teve duração aproximada de uma hora, as individualidades que compuseram a mesa de honra prestaram breves, mas significativas homenagens ao docente. O Prof. Hernandes frisou a colaboração e ajuda de Guilherme aos estudantes, enquanto que o pró-reitor Zago discorreu sobre a evolução tecnológica de São Carlos e a colaboração do IFSC e, em particular, de Guilherme, para preservação do status tecnológico do município. Por seu turno, o Prof. Faria recordou à plateia nomes de pesquisadores que passaram pelo Instituto e que puderam contar com a ajuda de Guilherme, tendo finalizado sua homenagem com um texto escrito pelo docente do IFSC, Luiz Nunes de Oliveira, discorrendo sobre as conquistas, capacidade, cidadania e modéstia do homenageado.

o Prof. Sérgio Mascarenhas foi o último a se pronunciar e, emocionado, relembrou diversos momentos da carreira acadêmica de Guilherme, nos quais ele próprio [Sérgio] esteve presente, desde quando ambos eram ainda estudantes de graduação na Faculdade Nacional de Filosofia (FNF), da Universidade do Brasil.

A cerimônia foi concluída com o agradecimento de Guilherme a todos pela amizade e colaboração durante os anos de sua carreira acadêmica.

Para finalizar a homenagem com louvor, os presentes, junto ao homenageado, dirigiram-se às dependências do Grupo de Polímeros para inauguração do Laboratório de Eletrônica Orgânica (LEO), batizado com o nome do Prof. Guilherme Ferreira, perpetuando, oficialmente, a passagem do docente pelo Instituto.

Confira, abaixo, algumas fotos do evento:

Guilherme-1

Guilherme-2