19 de março de 2015

Docentes do IFSC integram a comissão da SBPC Jovem

Comissao-2015-Valter_250

Como já é do conhecimento público, realiza-se entre os dias 12 e 18 de julho, a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), um evento que ocorrerá na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. No âmbito desta reunião, decorrerá, também, a denominada SBPC Jovem, cuja comissão organizadora presidida pela Profa. Ducinei Garcia, da UFSCar, conta com a participação dos Profs. Drs. Valter Líbero e Valtencir Zucolotto, do Grupo de Física Teórica e do Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia do Instituto de Física de São Carlos, respectivamente.

Realizada desde 1948, com a participação de membros de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a citada reunião anual promove a difusão dos principais avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento, através de conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos, apresentações de pôsteres, entre outras atividades. Comemorando o Ano Internacional da Luz, que será celebrado pela comunidade científica ao longo de 2015, o tema desta edição da SBPC será Luz, Ciência e Ação.

O Prof. Valter Líbero, que também é Diretor do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC – São Carlos), explica que o objetivo da SBPC Jovem é desenvolver atividades voltadas a alunos do ensino fundamental e médio. Nós convidamos centros de divulgação e museus para que participem e mostrem seus trabalhos aos jovens estudantes, sublinha o docente. As atividades da SBPC Jovem serão realizadas, em sua maioria, em uma tenda com cerca de 2000 m2, que estará instalada no campus da UFSCar.

Entre as atrações, poderemos ter um caminhão especialmente projetado para divulgação científica, uma exposição de trabalhos de alunos da rede de ensino básico, o circo da ciência com experimentos interativos, projetos elaborados por docentes de diversas instituições, entre várias outras atividades. O docente do nosso Instituto, que está participando da organização da SBPC Jovem pela primeira vez, ressalta que a escolha que a SBPC fez em realizar sua reunião em São Carlos foi um fato importante, até porque a cidade sedia duas universidades de renome (Universidade de São Paulo e Universidade Federal de São Carlos – UFSCar), bem como o CDCC, que realiza trabalhos de divulgação científica em São Carlos e região.

Estima-se que cerca de 30 mil Valter_Lbero_350pessoas de todo o País participem desta edição, que será um evento histórico para nós de São Carlos. Ao longo dos anos, a SBPC conseguiu uma grande repercussão, levando pessoas de todo o Brasil a discutirem os temas mais diversos da ciência. Isso é uma característica bastante interessante do evento, diz Valter Líbero.

Além dos Profs. Valter Líbero e Valtencir Zucolotto, também fazem parte da organização da SBPC Jovem os seguintes docentes: Ducinei Garcia, Carla Regina Silva, Ana Laura Junqueira, Monalisa Sampaio Carneiro, Karina Omuro Lupetti, Ana Cláudia Lessinger, Pedro Manoel Galetti Júnior e Marta Cristina Marjotta. Por outro lado, os Profs. Drs. Richard Garratt, Sérgio Mascarenhas e Vanderlei Bagnato, também do IFSC/USP, integram, por sua vez, a Comissão de Programação Científica do evento, ao lado de docentes de outras instituições.

As inscrições para participar do evento encerram-se no dia 24 de março. Para saber mais sobre a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, acesse AQUI.