6 de fevereiro de 2015

Docente do IFSC-USP treina professores do Ensino Fundamental

No dia 5 de fevereiro, o Prof. Dr. Vanderlei Bagnato, do Grupo de Óptica do IFSC-USP, ministrou um treinamento para professores de ensino fundamental da rede pública de São Carlos. No evento, foram realizados vários experimentos envolvendo kits educativos na área de biologia e de geofísica.

vanderlei1-500

Esses kits fazem parte do programa Aventuras na Ciência e foram idealizados por um grupo de professores da USP, da Unicamp e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, envolvendo cinco disciplinas: Física, Química, Biologia, Astronomia e Matemática. vanderlei2-200Segundo o Prof. Bagnato, a função dos kits é despertar a curiosidade dos alunos, desenvolvendo o raciocínio científico e despertando o espírito criativo e a melhora o aprendizado: “O aluno sai do estado de mero receptor do conhecimento, para aquele que realiza a ação”, disse.

O evento foi organizado pela Coordenadora de Difusão Científica do Grupo de Óptica do IFSC-USP, Dra. Wilma Barrionuevo, em parceria com Secretaria de Ensino de São Carlos e a Prefeitura Municipal, a qual adquiriu 80 kits para serem entregues às escolas municipais.

Enquanto Vanderlei Bagnato realizava experimentos na área de física, o mestrando Bruno Ono explicava os experimentos de biologia. Os professores executaram todos os experimentos propostos com bastante curiosidade e entusiasmo e, ao final, todos eles se mostraram bastante gratos pela oportunidade.

vanderlei-3-500