19 de maio de 2014

Docente do IFSC/USP toma posse

O docente e pesquisador do IFSC-USP, Prof. Vanderlei Bagnato, tomou posse como NASmembro da National Academy of Sciences (NAS), em cerimônia que ocorreu no dia 26 de abril, em Washington (EUA), no decurso da Reunião Magna daquele órgão. Na citação referente à nomeação do docente do IFSC-USP, consta, como justificativa, pelos relevantes trabalhos na área de átomos frios, pesquisa em ciências da vida e programas de difusão de ciências. Para o docente do IFSC-USP Nós apenas trabalhamos para melhor entender a natureza, por forma a poder dar nossa contribuição à ciência, que tem uma enorme responsabilidade social.

Desde sua fundação, a NAS elege anualmente novos membros e, dentre esses, um reduzido número de estrangeiros, motivo pelo qual esta nomeação se reveste de particular importância, já que Prof. Bagnato é o segundo físico brasileiro eleito para a NAS, da qual também faz parte o físico Luiz Davidovich, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Na citada reunião, Bagnato teve a oportunidade de apresentar, de forma sumária, seu trabalho, tendo participado, ainda, de diversos eventos. Para o pesquisador do IFSC-USP, o ingresso na NAS é considerado uma honra, já que a indicação de seus membros é feita pela própria comunidade de cientistas americanos: Toda ciência que fazemos perde um pouco o sentido se não nos esforçarmos por fazê-la chegar a todos os cidadãos. É por esse motivo que divido meu tempo entre ensinar, pesquisar e fazer inovação, aplicando todo meu conhecimento e difundindo as ciências, sublinhou Bagnato, tendo acrescentado que em longo prazo, tudo isso tem uma enorme diferença e eu mesmo já sinto essa diferença que nossas atividades de difusão fazem em São Carlos e mesmo em todo Brasil. Fico feliz por observar que cada vez mais pessoas compartilham e dão valor a esta ideia.

vanbanas

Na foto, o Prof. Vanderlei Bagnato recebe os cumprimentos do Presidente da National Academy of Sciences, Dr. Ralph Cicerone.

(Com informações de Kleber Chicrala – jornalista CEPOF/INOF)