27 de agosto de 2014

Docente do IFSC-USP recebe “Edward C. Henry Award – 2014”

O docente Jean Claude M’Peko, do Grupo de Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), junto com John Francis e Rishi Raj, ambos da University of Colorado (USA), serão agraciados com o Edward C. Henry Award – 2014, pela Comissão de Prêmios e Bolsas de Eletrônicos da American Ceramic Society, devido ao artigo publicado pelos três pesquisadores no Journal of the American Ceramic Society, intitulado Impedance Spectroscopy and Dielectric Properties of Flash Versus Conventionally Sintered Yttria-Doped Zirconia Electroceramics Viewed at the Microstructural Level.

Os pesquisadores receberão seus prêmios durante a reunião de Divisão Eletrônica Jean_Claude_M_Pekodo Materials Science & Technology (MS&T), que decorrerá no Centro de Convenções David L. Lawrence, em Pittsburgh, Pensilvânia (USA), entre os dias 12 e 16 do próximo mês de outubro.

O Edward C. Henry Award é um prêmio anual, no valor de US$ 500, concedido aos pesquisadores que publicam anualmente artigos de destaque , sendo que neste caso o prêmio se refere a 2013.

Jean Claude M’Peko possui graduação e doutorado em Física pela Universidade de Havana, Cuba, tendo feito estágio na Martin-Luther-Universität Halle-Wittenberg (MLU-HW), Alemanha, em 1995.

O jovem pesquisador realizou seu pós-doutorado na Universidade de Minho, Portugal, e na USP. Atualmente Jean é professor doutor MS3 do IFSC-USP, com experiência na área de Física e Ciência de Materiais, atuando nos seguintes temas: processamento e propriedades dielétricas de materiais diversos; espectroscopia de impedância/dielétrica; materiais ferroelétricos, condutores iônicos, eletrocerâmicos e vítreos.