30 de outubro de 2013

Docente do IFSC lança livro sobre Inovação Tecnológica

Será lançado, esta semana, o livro Cooperação em Inovações LIVRO_BAGNATOTecnológicas entre Brasil e Itália, de autoria do Prof. Vanderlei Bagnato (Agência USP de Inovação/Grupo de Óptica, IFSC, USP), do Prof. Elson Longo (INCTMN – UFSCar/ Unesp) e da Dra. Wilma Barrionuevo (Grupo de Óptica – IFSC – USP). O lançamento ocorrerá durante a exposição que encerra a Semana do Grupo de Óptica, Semóptica, que ocorrerá na próxima sexta feira (dia 01, das 18h às 22h) e no sábado (dia 02, das 10h às 22h), no Shopping Iguatemi – São Carlos.

Segundo o Prof. Bagnato, o relacionamento cultural e as parcerias econômicas entre Brasil e Itália vêm se fortalecendo ao longo da história de nosso País e imprimindo ações cada vez mais inovadoras. No Brasil, as universidades têm se organizado para realizar o seu papel em inovar, por meio da formação de recursos humanos e da elaboração de cursos, palestras e acompanhamento personalizado.

Apesar disso, o envolvimento da Indústria com os setores de pesquisa é ainda bastante incipiente. Nesse sentido, os autores defendem que a Academia precisa ter mais mecanismos de cooperação efetiva, enquanto os empresários devem enxergar a inovação como necessidade constante em sua atividade e buscar o apoio necessário nas Instituições de pesquisa.

O aumento deste relacionamento entre universidade e empresários dos dois países tem sido objeto de inúmeras de nossas atividades e é o tema desse livro.

O livro, com 350 páginas, traz capítulos escritos por vários colaboradores, dentre eles o Dr. Edoardo Pollastri, presidente Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo, além de docentes da USP (IFSC, EESC e IQSC) e do pesquisador da Embrapa, Dr. Silvio Crestana. Vale a pena conferir!

FOTOS_LIVRO_BAGNATO

Na foto acima, os autores do livro, professores Vanderlei Bagnato, Elson Longo e Wilma Barrionuevo, recebendo no IFSC o Dr. Edoardo Pollastri, ex-senador italiano e presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo.