24 de fevereiro de 2014

Docente do IFSC ganha menção internacional de reconhecimento

Em janeiro deste ano, o International Centre for Diffraction Data® (ICDD®), organização científica internacional sem fins lucrativos, concedeu ao docente do Grupo de Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC) do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Valmor Roberto Mastelaro, uma menção de reconhecimento em razão dos resultados obtidos pela tese “Síntese, caracterização elétrica e estrutural de cerâmicas ferroelétricas de composição Ba0,90R0,10Ti1-xZrxO3 “, defendida no IFSC em 2010 pelo então aluno de doutorado, Higor Favarim.

Valmor-ICDDO trabalho, orientado pelo docente, teve como principal objetivo a determinação da estrutura cristalina de uma série de compostos ferroelétricos, materiais que apresentam propriedades dielétricas específicas e que permitem sua aplicação em, por exemplo, capacitores e memórias ferroelétricas. “O objetivo principal do trabalho foi o de introduzir diferentes átomos no composto Titanato de Bário [BaTiO3] e obter materiais com novas e diferenciadas propriedades, ampliando seu leque de aplicações”, explica Valmor.

Com esse objetivo em mente, Valmor e Higor, contando com a colaboração do também docente do CCMC, Jean Claude M´Peko, e do pesquisador do Institut de Chimie et Materiaux de Paris-Est (França), Alain Michalowicz, realizaram a síntese destes compostos a partir da fase BaTiO3, que deu origem a cerâmicas ferroelétricas de composição Ba0,90Ca0,10Ti1-xZrxO3″(0 < x < 0.30), cujas estruturas cristalinas não haviam ainda sido determinadas do ponto de vista quantitativo. "Durante o estudo de Higor, nós fizemos o 'refinamento da estrutura', ou seja, determinamos de forma quantitativa as propriedades estruturais destes novos compostos", explica Valmor.

Essas informações inéditas foram publicadas na forma de artigo científico na revista Physica Status Solidi A-Applications and Material Science , acessado, posteriormente, por um dos membros do ICDD. Ele, por sua vez, entrou em contato com os pesquisadores brasileiros e solicitou a permissão para disponibilização das informações no banco de dados do próprio ICDD. “Nossa resposta, claro, foi positiva, pois a ideia é sempre divulgar novos resultados ao maior número de pessoas”, conta o docente.

A consequência, como já dito no início da matéria, foi a concessão de uma menção de reconhecimento. “Eu sequer tinha conhecimento de tal menção, mas foi uma surpresa muito boa, pois essa também é uma forma de promover as pesquisas do próprio IFSC”, comemora Valmor. “Esse trabalho é um exemplo de que vale a pena investir em estudos que, em princípio, podem não parecer tão relevantes, mas que, posteriormente, causam impactos significativos na pesquisa acadêmica”.

Higor Favarim, embora atualmente não faça mais parte do quadro de pesquisadores do IFSC* , continua colaborando com a pesquisa iniciada durante a realização de seu doutorado. Valmor conta que dados adquiridos pelo pesquisador estão sendo utilizados para explicar as propriedades dos materiais ferroelétricos citados anteriormente através de diferentes técnicas de caracterização estrutural bem como para realização de cálculos ab-initio, não utilizado por Higor durante a realização de seu doutorado.

Sobre o ICDD

O International Center for Diffraction Data® (ICDD®) é uma organização científica sem fins lucrativos dedicada à coleta, edição, publicação e distribuição de dados de difração em amostras na forma de pó para a identificação de suas fases cristalinas.

O principal objetivo do ICDD é trabalhar no desenvolvimento de ferramentas que permitam a análise de materiais diversos e sua principal missão é promover o uso e aplicação de métodos de caracterização de materiais em ciência e tecnologia, proporcionando fóruns para a troca de ideias e informações.

Para mais informações sobre o ICDD, acesse www.icdd.com

*Atualmente, o pesquisador é docente da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)