Notícias

18 de outubro de 2012

Docente do IFSC é indicado

Em 27 de setembro deste ano, o docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Vanderlei Salvador Bagnato, foi eleito membro da Pontifícia Academia de Ciências (Vaticano), por indicação do próprio Papa Bento XVI.

A Academia, fundada em 1603, tem o objetivo de promover o progresso da matemática, física e ciências naturais e o estudo de problemas epistemológicos que lhe dizem respeito.

De acordo com estatuto da Academia, os membros são escolhidos “com base em seus estudos científicos eminentes e pelo conhecimento de sua personalidade moral, sem nenhuma discriminação ética ou religiosa, e nomeados para a vida, por um ato do Santo Pai”.

Outros dois brasileiros já fizeram parta da Pontifícia Academia de Ciências: Crodowaldo Pavan (falecido em 2009) e Carlos Chaga Filho (falecido em 2000), este último tendo exercido a presidência da Academia por 16 anos.

Também este ano, em janeiro, o Papa Bento XVI elegeu o cientista brasileiro, Miguel Nicolelis, como membro ordinário da Academia. Nicolelis, atualmente, é professor de neurociências da Duke University (EUA)

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..