7 de dezembro de 2012

Docente do IFSC assina editorial sobre ciência na América Latina

O docente e pesquisador do IFSC, Prof. Dr. Glaucius Oliva, que desempenha atualmente as funções de Presidente do CNPq, assina, conjuntamente com a Profa. Dra. Celia Garcia, do Departamento de Fisiologia da USP, e com o Prof. Armando Parodi, Presidente do Conselho Nacional de Pesquisa da Argentina, o Editorial da Revista Science, edição publicada no dia 30 de novembro.

Subordinada ao tema O Crescimento da Ciência na América Latina, a contribuição de Glaucius GLAUCIUSOliva no referido editorial ilustra o modo como a Ciência, Tecnologia e Inovação têm emergido, de forma rápida, nos principais países latino-americanos, em comparação com os habituais “gigantes”, principalmente os da América do Norte, Ásia e Europa.

Para o pesquisador do IFSC, o sucesso desse crescimento deve-se, em grande parte, ao sábio investimento que está sendo feito nas pessoas – alunos e pesquisadores -, proporcionando a oportunidade de saírem para o exterior e regressarem trazendo para seus países de origem o know-how adquirido, implementando e desenvolvendo aí, suas próprias idéias, projetos e trabalho.

De forma clara, Glaucius Oliva faz um resumo dos projetos, ações e investimentos feitos principalmente no Chile, Argentina e Brasil, dando como exemplo, no nosso país, o sucesso alcançado através do programa de âmbito nacional designado Ciência sem Fronteiras, lançado em julho de 2011.

Para o docente do IFSC, existe um desejo crescente nos países latino-americanos em educar as gerações atuais nas melhores instituições de ensino superior do mundo, por forma a promover uma ciência “globalizada” que trabalhe em prol da humanidade, e para que uma nova geração de líderes possa emergir à luz da ciência, tecnologia e inovação, por forma a que seus países possam competir economicamente no cenário internacional.

O Prof. Dr. Glaucius Oliva será nosso entrevistado, em data próxima, onde na oportunidade explanará estas e outras idéias, com destaque para as particularidades e a aceitabilidade externa do programa Ciência sem Fronteiras.

Clique no link abaixo para acessar o original do Editorial da revista Science

SCIENCE