6 de abril de 2015

Docente da University of Limerick abordará a engenharia de cristais

No dia 27 de abril, pelas 15h30, o Prof. Michael J. Zaworotko, da University of Limerick, Irlanda, ministrará o seminário Crystal Engineering of Task-Specific Materials, um evento que ocorrerá na Sala Celeste do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), onde o docente discutirá o notável avanço da área de engenharia de cristais ao longo dos últimos 20 anos, bem como as estratégias para geração de algumas classes de materiais cristalinos funcionais.

Ele também abordará alguns conceitos, tais como os dos co-cristais iônicos, enfatizará o profundo impacto da co-cristalização e da concepção de materiais, devendo ainda falar sobre como fazer o material certo para a aplicação certa.

Michael Zaworotko, que obteve seu bacharelado no Imperial College London, Reino Unido, e o pós-doutorado na University of Alabama, Estados Unidos, atua na área de engenharia de cristais, sendo atualmente editor associado da revista científica Crystal Growth & Design, da ACS Publications. Além disso, ele também tem aproximadamente 350 artigos publicados em revistas.

Sediada na Irlanda, a University of Limerick integra os departamentos de artes, humanidades e ciências sociais; educação e ciências da saúde; ciência e engenharia; e economia. Hoje, a instituição, que conta com mais de 11 mil estudantes, mantém relações com indústrias nacionais e internacionais, viabilizando oportunidades de estágios para seus alunos.