30 de outubro de 2014

Docente da UFU discute artigo sobre interação antiferromagnética em palestra

Através do programa Journal Club, decorreu no dia 30 de outubro, pelas 10h45, na sala F210 (IFSC-USP), a palestra intitulada Enhanced Antiferromagnetic Exchange between Magnetic Impurities in a Superconduting Host, ministrada pelo Edson1-250Prof. Dr. Edson Vernek, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais.

Em sua apresentação, o docente discutiu o artigo Enhanced Antiferromagnetic Exchange between Magnetic Impurities in a Superconducting Host, publicado em 18 de agosto de 2014, na Physical Review Letters (PRL). O texto é baseado na percepção de um tratamento perturbativo de interação de troca entre impurezas magnéticas. Nessa palestra, Edson analisou e demonstrou que o estado Yu-Shiba-Rusinov induz uma interação antiferromagnética dominante sobre Ruderman-Kittel-Kasuya-Yosida, mesmo em distâncias menores do que o comprimento de coerência.

O Prof. Edson Vernek possui graduação em física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e mestrado e doutorado em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente, ele é docente do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia, onde atua com ênfase em Matéria Condensada, abordando nanoscopia, efeito Kondo e propriedades de transporte em estruturas de pontos quânticos.