25 de abril de 2011

Docente da UFSCar apresenta Síntese de Compostos Heterocíclicos com Atividades Fotossensibilizadoras

Realiza-se no próximo dia 27 de abril, entre as 13 e as 14 horas, na Sala de Seminários do Grupo de Óptica (prédio dos laboratórios, 2º piso, sala 59), mais um seminário promovido pelo Grupo de Óptica do IFSC-USP, subordinado ao título “Síntese de Compostos Heterocíclicos com Atividades Fotossensibilizadoras”, e que será apresentado pelo Prof. Dr. Kleber Thiago de Oliveira, docente do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia – Departamento de Química da UFSCar Universidade Federal de São Carlos.

Neste seminário, o Prof. Kleber de Oliveira mostrará como os Compostos Heterocíclicos, em especial os nitrogenados, possuem grande representatividade enquanto compostos úteis para uso terapêutico. Nos dias atuais, centenas de fármacos possuem como princípios ativos moléculas orgânicas de origem natural, semisintética ou mesmo puramente sintéticas, em que suas estruturas são dotadas de unidades estruturais nitrogenadas.

Destacam-se alguns antibióticos de última geração, vários antirretrovirais e fotossensibilizadores.

Dentre os compostos heterocíclicos com atividades fotossensibilizadoras, destacam-se os derivados de porfirinas e ftalocianinas, cujas propriedades fotofísicas e de interações com moléculas biológicas têm sido consideradas como as mais adequadas para o emprego na Terapia Fotodinâmica.

Neste seminário serão ainda apresentadas algumas visões gerais sobre as estruturas, características e viabilidades sintéticas de alguns destes macrociclos fotossensibilizadores, focando nos exemplos de compostos atualmente em fase de estudos sintéticos no grupo de pesquisas da UFSCar (Grupo de Síntese de Compostos Heterocíclico com Atividades Fotossensibilizadoras).

Kleber de Oliveira é Químico (Bacharel em 2001 e Licenciado em 2005) pela Universidade de São Paulo e doutor em Ciências (Química Orgânica Sintética), pela mesma universidade (2006). Tem experiência na área de Síntese Orgânica de Produtos Naturais (Terpenos), realizado durante seu doutorado a síntese total do produto natural ( )-baquenolida A. Mais recentemente tem se dedicado à síntese de sistemas heterocíclicos do tipo Porfirinas, Clorinas, Ftalocianinas, dentre outros com potenciais atividades biológicas e fotossensibilizadoras. Possui seu trabalho fundamentado no desenvolvimento de novas metodologias sintéticas e sínteses totais utilizando reações pericíclicas (cicloadições e eletrociclizações), dentre outras várias transformações de grupos funcionais.

O docente realizou pós-doutorado na Universidade de Aveiro, Portugal (2007) e na Universidade de São Paulo (2008), trabalhando na síntese de novos fotossensibilizadores. Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) junto ao CCET-Departamento de Química.

Data: 25/04/2011