27 de março de 2015

Docente da UFPB aborda invisibilidade em cristais líquidos nemáticos

No dia 27 de março ocorreu Fernando-350no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC/USP), mais uma edição do Colloquium diei, onde o Prof. Dr. Fernando Jorge Sampaio Moraes, da Universidade Federal do Paraíba (UFPB), apresentou a palestra Possibilidade de se obter invisibilidade/concentração térmica em cristais líquidos nemáticos.

Em sua apresentação, o docente falou sobre um manto de invisibilidade para propagação de calor luz, idêntico ao citado nas histórias de Harry Potter. Segundo Fernando, o desenvolvimento do manto em física não é trivial, assim, analisou a possibilidade real de se construir um dispositivo térmico com tais características. Além de ter explicado o funcionamento desses elementos fantasiosos encontrados nos livros e filmes de Harry Potter e O Senhor dos Anéis, Fernando esclareceu, de forma bastante didática, o funcionamento do “manto de invisibilidade” real.

Fernando Sampaio obteve sua graduação e seu mestrado em física pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutorado pela University of California, Santa Barbara, Estados Unidos, e pós-doutorado pela Harvard University, também nos Estados Unidos. Atualmente é professor titular na UFPB, tendo experiências na área de física, com ênfase em Física da Matéria Condensada.