20 de novembro de 2013

Dispositivos baseados em nanomembranas híbridas

Decorreu no dia 20 de novembro, no período da tarde, mais uma edição da iniciativa Café com Física, desta vez tendo como palestrante convidado Carlos César Bufon, do LNNano – Laboratório Nacional de Nanotecnologia – Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

Dispositivos baseados em nanomembranas híbridas foi o título da apresentação do palestrante, com a ênfase de que esses dispositivos são um caso onde o micro e o nano se complementam através da auto-organização.

IMG_1838Após mais de duas décadas de intensa investigação em pontos quânticos, nanopartículas e nanofios, Carlos Bufon referiu que as nanomembranas têm representado uma terceira onda de pesquisa em nanomateriais. Além do ponto de vista da pesquisa básica, esse novo tipo de nanoestruturas tem possibilitado o desenvolvimento de uma geração de dispositivos com novas funcionalidades e aplicações em diversas áreas do conhecimento, como energia, biotecnologia e microeletrônica.

Quando comparadas com estruturas convencionais (bulk), Bufon enfatizou que as nanomembranas se destacam por serem finas (~100nm até algumas monocamadas), flexíveis e maleáveis. Além disso, tanto a tensão como a deformação mecânica desse tipo de nanoestrutura podem ser controladas de forma precisa, de modo a gerar padrões e formas distintos como μ-tubos e μ-fitas com espessuras em escala nanométrica.

Neste seminário, foi apresentada uma nova categoria de nanomembranas, envolvendo a combinação de materiais orgânicos (self-assembled monolayers e polímeros condutores) e inorgânicos (metais, semicondutores e óxidos), tendo o palestrante destacado que esse tipo de sistema híbrido será explorado tanto na fabricação de elementos ultra-compactos tridimensionais para armazenamento energia (capacitores e supercapacitores), como também na preparação de heterojunções de tunelamento híbridas e na microfabricação de sensores para detecção de ácidos e solventes orgânicos em diversos ambientes.