Notícias

29 de março de 2014

Discussões sobre estrutura de poder e governança

Em sessão extraordinária realizada no dia 25 de março, o Conselho Universitário (Co) deu início às discussões sobre a estrutura de poder e governança na Universidade, que têm como objetivo promover alterações no Estatuto da Universidade. Nessa reunião, foram definidos os temas básicos a serem discutidos até o final deste ano, as formas como essas discussões serão ampliadas, a organização do processo e o calendário das reuniões extraordinárias para os debates sobre os temas.

Estamos dando início a um processo histórico. Pela terceira vez, em oitenta anos, a USP fará uma revisão geral aprofundada de seu Estatuto, afirmou o reitor Marco Antonio Zago, no início da sessão. Sinto-me privilegiado em conduzir esse processo, em que os diferentes participantes da Universidade se dispõem ao diálogo para rever a estrutura da Universidade, completou. O reitor relembrou que a última revisão do Estatuto, com essa amplitude, foi feita há 25 anos, em 1989.

Em 1º de outubro do ano passado, o Conselho Universitário aprovou uma resolução para o estabelecimento de um calendário de reuniões, em 2014, para debater e estabelecer as alterações necessárias no Estatuto. Em março deste ano, o reitor designou uma comissão especial com a finalidade de sistematizar as 45 sugestões acerca do tema encaminhadas pelas Unidades de Ensino, Órgãos, Museus, Institutos Especializados, membros do Conselho Universitário e demais representações da comunidade universitária. Transformamos as propostas em temas, tentando traduzir a diversidade das sugestões, explicou aos conselheiros o diretor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) de São Carlos, Carlos Alberto Ferreira Martins, que compôs a comissão, ao lado dos professores Ana Lucia Duarte Lanna, Brasílio João Sallum Junior, Lisete Regina Gomes Arelaro e Valéria de Marco.

Conforme aprovado pelo Conselho Universitário, as discussões serão divididas em nove temas: missão, responsabilidade social e princípios da Universidade; gestão, transparência e responsabilidade fiscal; eleição de dirigentes; natureza, atribuições e composição dos colegiados; carreiras e regimes de trabalho; autonomia e organização das unidades ou órgãos; formas de deliberação; ética na Universidade e ensino, pesquisa, cultura e extensão. Serão realizadas três reuniões extraordinárias para as discussões, em 3 de junho, 2 de setembro e 30 de setembro. No dia 11 de novembro, será realizada uma reunião para definir as formas e o calendário das deliberações do Conselho.

Os debates serão ampliados com a apresentação de modelos de governança de instituições públicas de ensino superior do Brasil e do exterior e a promoção de discussões em todos oscampi, com a realização de fóruns com a participação dos três segmentos universitários (alunos, docentes e servidores), reuniões abertas nas Unidades e Departamentos, promoção de seminários, divulgação dos documentos e propostas relativas aos temas nos veículos de comunicação da Universidade e a transmissão das sessões do Conselho pela IPTV-USP.

Para coordenar o processo de discussões, foi constituída uma Comissão Assessora Especial do Co, eleita pelos membros do Conselho e composta por seis docentes (dois de cada área do conhecimento), dois servidores técnico-administrativos e dois representantes discentes (um de graduação e um de pós-graduação).

Categoria Membros:

Docentes – Área de Exatas: Adalberto Fazzio (Instituto de Física), José Roberto Castilho Piqueira (Escola Politécnica);

Docentes – Área de Biológicas: Carlos Gilberto Carlotti Junior (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto), Diná de Almeida Lopes Monteiro da Cruz (Escola de Enfermagem);

Docentes – Área de Humanas: Carlos Alberto Ferreira Martins (Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos), Sérgio França Adorno de Abreu (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas);

Servidores técnico-administrativos: Dulce Helena de Brito, Neli Maria Paschoarelli Wada;

Discentes: Camilo Henrique F. Martin (graduação), Tomas Costa de Azevedo Marques (pós-graduação).

Na sequência da Comissão Assessora da CO, foram igualmente escolhidos os suplentes representantes de cada área, que também terão um papel importante no trabalho que será executado, contando-se, entre eles, o Diretor do IFSC-USP, Prof. Dr. Tito Bonagamba, que já manifestou sua intenção de ser bastante presente e ativo em todo o citado processo de discussão.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da USP)

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..