Notícias

18 de julho de 2023

Diretor do IFSC/USP é “Cidadão Honorário da Cidade de São Carlos” – “Esta homenagem não é uma conquista individual”

Três dias antes do grande evento que iria distinguir o docente, pesquisador e atual diretor do IFSC/USP, Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior, sentamos tranquilamente para bater um papo com ele e soubemos que quando recebeu a notícia de que iria ser homenageado pela Câmara Municipal de São Carlos com o título de “Cidadão Honorário”, a primeira lembrança que o docente teve foi das primeiras viagens que fez para São Carlos, ainda criança, antes de definitivamente se mudar para a cidade, vindo de Barretos (SP).

Aqui, em meados de 1970, ele vinha com seu tio vender manteiga, e as conversas sempre surgiam entre os dois. Por achar uma cidade fantástica, seu tio chegou a cogitar ao seu jovem sobrinho que ele poderia, no futuro, estudar na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que já existia nessa época. “Dentre os  muitos lugares que visitávamos estava a  Padaria Peres, que era uma padaria muito tradicional, muito frequentada por universitários. Me lembro perfeitamente de uma cena ocorrida no final da tarde de um dia comum,  ao passarmos para tomar um refrigerante naquele local. Sentei em uma daquelas “banquetas” e me senti importante, porque aquele era um lugar onde se sentavam os universitários. Quando o meu tio falou que seria possível eu vir um dia para esta cidade, achei que essa ideia era uma coisa completamente fora de  questão; não estava no meu universo de possibilidades o fato de estudar fora e muito menos estudar numa universidade. Era algo que não se podia almejar, pois não tinha condições para isso. Portanto, se naquela época alguém dissesse que no futuro eu estaria aqui, um dia, como diretor, professor da USP, e ter uma homenagem da Câmara Municipal, certamente iria achar que  isso tudo não fazia nenhum sentido, que era um devaneio”, desabafa Osvaldo Novais (Prof. Chú), sorrindo.

Mesa de Honra

Presidente da Câmara Municipal de São Carlos Marquinho Amaral e o homenageado

Considerando que é uma homenagem muito importante e comovente, já que reside em São Carlos há 43 anos, a maior alegria que o Prof. Osvaldo sente é que irá estar acompanhado de sua esposa, filhos, irmãos, sobrinhos e outros familiares, além de colegas da USP e de irmãos de repúblicas. Para ele, a homenagem não trará muitas mudanças em sua vida, já que ela sempre foi caracterizada numa entrega ao trabalho e esse caminho continuará a ser percorrido. Contudo, como é uma homenagem feita pelo Poder Legislativo da cidade, tendo, por isso, repercussão também na política de São Carlos, o homenageado prevê que possam se abrir portas para futuras colaborações. “Mais cooperação entre o nosso Instituto, em particular, e com a USP e as outras universidades, de forma mais ampla, com o poder público, visando uma aproximação maior ainda, a necessidade de se estabelecerem políticas públicas que, obviamente, exigem um conhecimento muitas vezes até sofisticado, algo que as universidades podem prover em benefício da qualidade de vida de nossa sociedade, tentando resolver alguns de seus mais prementes problemas. São Carlos é, provavelmente, a cidade no País que tem mais condições para fazer isso. Porque não deve ter lugar nenhum no país que tenha competência tão grande quanto nós nas múltiplas áreas do conhecimento. Então, temos uma chance única de colaborar com a administração pública a partir do conhecimento que hoje está disponível na Universidade. Esse é um momento muito especial, porque é o momento em que as tecnologias ficaram “maduras”; então, nós podemos aplicá-las e seria muito interessante poder aplicá-las para o município”, sublinha o docente.

Em mensagem aos seus colegas, o Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior destaca a necessidade de poder existir a universidade pública, a importância e o poder transformador da educação ao serviço da sociedade. “Isso já é uma coisa bem estabelecida entre nós, docentes e pesquisadores. Então, quando recebemos os novos alunos, tentamos passar essa visão! Na colação de grau também é outro momento especial onde enfatizamos isso de novo, de forma a que os formandos possam multiplicar esses ideais”, sublinha o docente

A Sessão Solene e a mensagem do pesquisador Vanderlei Bagnato

Vereadora Laíde Simões

Tendo como palco o Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”, localizado no IFSC/USP, a Câmara Municipal de São Carlos realizou no dia 14 do corrente mês, às 19h00, nesse espaço, a Sessão Solene de outorga do “Título de Cidadão Honorário da Cidade de São Carlos” ao Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior, diretor do Instituto de Física de São Carlos. A mesa de honra foi presidida pelo Presidente da Câmara, Marquinho Amaral, tendo como componentes a Vereadora Laíde Simões, o Secretário Municipal de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em representação do Prefeito Airton Garcia, Orlando Mengatti Filho, Padre Robson, Vice-Prefeito do Campus USP de São Carlos, Prof. Paulo Sérgio Lopes de Souza, Vice-Presidente Regional de São Paulo da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Prof. Glaucius Oliva, e o homenageado.

Para o propositor da homenagem, Marquinho Amaral, que abriu a Sessão Solene, a USP é uma referência para a cidade de São Carlos, que congrega ainda outras duas universidades de grande prestígio – a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a UNICEP. “Sempre tenho estado ao lado de nossas universidades e das duas unidades da Embrapa, igualmente sediadas na nossa cidade e é uma satisfação ter sido o propositor desta homenagem ao Prof. Osvaldo, que foi aprovada por unanimidade dos vereadores da Câmara Municipal. O título de capital do conhecimento e da alta tecnologia que nossa cidade ostenta deve-se ao trabalho dos docentes e pesquisadores de nossas universidade e esta homenagem significa prestigiar e enaltecer a atuação de um desses cientistas que representa certamente os demais. Todo o trabalho desenvolvido pelo Prof. Osvaldo Novais ao longo de sua vida acadêmica é motivo de nosso agradecimento a este novo Cidadão Honorário de nossa cidade”, sublinhou o Presidente da Câmara, tendo na circunstância homenageado o falecido Prof. Sérgio Mascarenhas e sua esposa, Profª Yvonne Primerano Mascarenhas, presente na cerimônia.

Prof. Glaucius Oliva

Após a fala da Vereadora Laíde Simões, que apresentou o histórico acadêmico do homenageado, foi lida uma mensagem do Prof. Vanderlei Salvador Bagnato, também ele cientista do IFSC/USP, que se encontrava ausente nos Estados Unidos e que abaixo reproduzimos.

“Prezado colega e agora cidadão/conterrâneo são-carlense, Chú. Parece que foi ontem quando te entrevistei para a tua transferência de Barretos para São Carlos, como aluno. Décadas se passaram e você passou de estudante transferido para um dos mais eminentes professores de nossa Instituição. Seu crescimento e esforço recebe agora o reconhecimento além da Academia. São os cidadãos de São Carlos que te reconhecem e te convidam a fazer parte desta cidade fantástica que você já tinha adotado como sua, mas que agora é oficial. Como cidadão desta cidade, estou muito feliz! Apesar de não estar presente, quero te dizer que temos brilhantes acadêmicos em São Carlos, mas não temos tantos acadêmicos com mentes esclarecidas. Deixa-me explicar. Ser bom acadêmico é realizar bem o seu projeto, cuidar bem de seus alunos. Mas, ser esclarecido é saber que você é o protagonista principal de seu sucesso e parte do sucesso dos outros. Ser esclarecido é ser parte da solução, não importa qual seja o problema. Finalmente, o acadêmico esclarecido respeita quem sabe mais e procura aprender com ele. O mau esclarecido resiste a todos os que são melhores e neles só procura defeitos. Você, meu caro Chú, é da classe dos esclarecidos e, por isso, é hoje o mais novo cidadão de São Carlos. Momentos como este valem mais do que milhares de citações. Viva o máximo deste momento. Este reconhecimento faz com que você olhe para a frente com confiança e olhe para trás sem ressentimentos. Um grande abraço do cidadão de São Carlos que tem o orgulho em dizer que o Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior – Chú – é o seu conterrâneo… O meu conterrâneo. Vanderlei Salvador Bagnato”

O Prof. Glaucius Oliva usou da palavra seguidamente, tendo feito uma consistente retrospectiva do histórico do homenageado, além de suas passagens na vida acadêmica, muitas delas partilhadas, vividas pelo orador. Uma vida testemunhada com detalhes preciosos, que por vezes fizeram sorrir a plateia.

Orlando Mengatti Filho

Para o orador seguinte, Orlando Mengatti Filho, São Carlos e o Brasil devem à USP a luta pela Democracia e contra a ditadura. “É indissociável para todos nós o que representa a USP em nossa cidade”, enfatizou o Secretário Municipal de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tendo prestado um reconhecimento especial à participação das mulheres na ciência que se desenvolve no país e, particularmente, em São Carlos, tendo apontado como baluarte a vida e obra da Profª Yvonne Primerano Mascarenhas.

“Esta homenagem não é uma conquista individual”

Finalmente, em seu discurso, o Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior começou por afirmar que a homenagem reservada para si não era uma conquista individual, já que ela envolvia muitas pessoas: em termos familiares, seus pais, já falecidos, irmãos, esposa e filhos, e em termos acadêmicos um trabalho coletivo, com destaque para os docentes do IFSC/USP,  Profs. José Alberto Giacometti e Guilherme Leal Ferreira (já falecido). “São centenas de pessoas que comigo trabalharam aqui no Brasil e no exterior. Hoje, temos a nítida sensação de que estamos na era do conhecimento e de que as coisas acontecem muito rápido. De fato essa aceleração começou lá atrás, nos primórdios do Século XX, sendo impressionante como trabalhos acadêmicos aparentemente sem nenhuma preocupação possam ter trazido tanto desenvolvimento: novos materiais, novos fármacos que aumentaram nossa expectativa de vida. Sem a Teoria da Relatividade não teríamos nada do que temos hoje. Conhecimento é essencial para resolver os grandes desafios que se nos colocam, entre eles – e destaco – a pobreza e a exclusão. E a resolução para esses e outros problemas passa pela política e, por isso, o poder público deverá se unir cada vez mais às universidades para adotar políticas públicas com base no conhecimento. Para resolver problemas de pobreza e exclusão não basta ter vontade, precisa ter ação”, pontuou o homenageado.

Para o “Prof. Chú”, a homenagem que recebeu também é uma celebração à iniciativa da Câmara Municipal de São Carlos em decidir distinguir um professor e pesquisador.

Homenagem

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..