19 de dezembro de 2014

Diretor de instituto alemão ministra palestra no IFSC-USP

Eberhard250Na última edição do Colloquium diei deste ano, que ocorreu no dia 19 de dezembro, pelas 10h30, no auditório “Professor Sérgio Mascarenhas”, o diretor do Max Planck Institute of Microstructure Physics (Alemanha), Professor Eberhard Gross, ministrou a palestra Ultrafast processes in many electron systems: a perspective of time-dependent density functional theory on the atto and-femto-second time scale, na qual introduziu o funcional da densidade dependente do tempo, suas diversas aplicações, a dinâmica de ligações químicas, transição de elétrons, bem como junções moleculares.

Em 1984, Eberhard obteve seu pós-doutorado pela University of California, EUA. Entre 2001 e 2009 ele foi professor de Física Teórica na Free University Berlin (Alemanha) e, desde 2009, ocupa o cargo de Diretor do Max Planck Institute of Microstructure Physics.