25 de agosto de 2014

Diplomação de novos membros e encontro regional

Realizaou-se nos dias 18 e 19 de agosto, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM-SP), respectivamente, o Simpósio e Diplomação de Novos Membros Afiliados e o 2º Encontro Regional de São Paulo da ABC – Academia Brasileira de Ciências.

O Simpósio Científico e a Cerimônia de Diplomação dos novos membros afiliados da Região de São Paulo, eleitos para o período de 2014 a 2018, ocorreu no Auditório Reverendo Wilson de Souza Lopes (UPM), onde os jovens eleitos tiveram a oportunidade de apresentar suas linhas de pesquisa, com a participação de convidados especiais, como foram os casos de Hernan Chaimovich, vice-presidente da ABC e de Adolpho José Melfi, vice-presidente da ABC/SP.

Na ocasião, os novos membros da ABC apresentaram suas palestras, a saber: Eduardo Büchele Rodrigues (Unifesp, Ciências da Saúde), apresentou o tema Como um novo método e novas drogas revolucionaram o tratamento de doenças da retina nos últimos dez anos; Gustavo Henrique Frigieri Vilela (USP São Carlos, Ciências Físicas), apresentou o tema Monitoramento da Pressão Intracraniana, Perspectivas e Desafios; Lazaro Aurélio Padilha Jr. (Unicamp, Ciências Físicas), apresentou a palestra Espectroscopia ultrarápida de nanomateriais: Usando laser ultracurto para estudar o mundo ultrapequeno; Max Cardoso Langer (USP Ribeirão Preto, Ciências da Terra) dissertou sobre A irradiação dos dinossauros no contexto dos ganhos e perdas de biodiversidade no tempo geológico e, finalmente, Monica Levy Andersen (Unifesp, Ciências Biológicas) apresentou o tema Privação de sono: custos sociais e avanços científicos.

O dia seguinte foi marcado pela realização do II Encontro Regional dos Membros Afiliados da Academia Brasileira de Ciências – Regional São Paulo, com a palestra de abertura sobre Pesquisa na Amazônia, tema comum a todas as regionais, de acordo com o que foi mesa__bagnato-guilherme_zucolo-300planejado no 2o Encontro Nacional de Membros Afiliados, realizado em 2013 em Petrópolis, RJ.

Em seguida, a Comissão Organizadora, constituída por Alexandre Pereira, Anderson Rocha, Paulo Sergio Boggio e Valtencir Zucolotto (IFSC-USP), organizou três mesas para apresentação e discussão de temas sobre educação científica, proporcionando uma visão ampla e integrada sobre o tema. Os debates englobaram o estudo de ciências na escola e outros espaços, o impacto do pensamento científico no desenvolvimento individual e coletivo e, por fim, estratégias de governo e agências de fomento na promoção e desenvolvimento da educação científica.

O evento iniciou-se com a palestra de abertura, subordinada ao tema Impacto da exposição ao mercúrio na visão humana – estudos na Amazônia e em São Paulo, pela acadêmica, Dora Fix Ventura (IP-USP), tendo-se seguido a primeira mesa redonda Educação Científica I: promovendo ciências nas escolas e em outros espaços, coordenada pelo docente e pesquisador do IFSC-USP, Valtencir Zucolotto, com as participações dos palestrantes Guilherme Andrade Marson e Vanderlei Bagnato (IFSC-USP).

No período da tarde, o evento recebeu a segunda mesa redonda, subordinada ao tema Educação Científica II: o impacto do pensamento científico no desenvolvimento individual e coletivo, coordenada por Paulo Sergio Boggio, com os palestrantes Carlos Henrique de Brito Cruz (FAPESP) , Edson Amaro Jr. e Elizeu Coutinho de Macedo. A terceira e última mesa redonda abordou o tema Educação Científica III: estratégias de governo e agências de fomento, coordenada por Anderson Rocha, tendo Hernan Chaimovich, Helena Nader e Glaucius Oliva (CNPq/IFSC-USP) como palestrantes.