4 de abril de 2014

Dinâmica não-linear e caos em lasers

O Prof. Dr. José R. Rios Leite, do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi o convidado de mais uma edição do programa Colloquium diei, onde ministrou a palestra subordinada ao tema Dinâmica não-linear e caos em lasers, que aconteceu na manhã do dia 04 de abril, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP).

JOS_RIOS_LEITEA dinâmica não linear de sistemas dissipativos trouxe um grande impacto para as ciências e engenharias, na segunda metade do século XX.

Um marco nestes desenvolvimentos foi a demonstração feita por E. Lorenz, de que sistemas determinísticos de baixa dimensionalidade apresentam comportamento com aparência de aleatórios. Desde então, o conceito de caos determinístico acentuou-se como tema de pesquisa na matemática de sistemas ergódicos, nas ciências básicas e até no estudo da evolução de sistemas ecológicos. Na física, a dinâmica de osciladores não-lineares tem exemplos em muitas subáreas.

Assim, o docente descreveu como osciladores de lasers apresentam uma dinâmica caótica com propriedades de interesse científico fundamental e para aplicações nas engenharias.

O Prof. José Leite possui graduação em Engenharia Elétrica pela UFPE – Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Física pela PUC – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em Física realizado no MIT – Massachusetts Institut Of Technology. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco.

Para acessar os Colóquios do IFSC-USP, clique AQUI