23 de outubro de 2012

Dias 26 e 27 de outubro

Nos dias 26 e 27 de outubro, o Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF), em parceria com o Instituto Nacional de Óptica e Fotônica (INOF), realizará a exposição da Semóptica 2012 no shopping Iguatemi São Carlos.

Na edição deste ano, o evento trará a temática “Ciência e Sociedade” que, de acordo com o docente do IFSC e coordenador geral do evento, Vanderlei Salvador Bagnato, foi escolhido “porque o papel da universidade é essencial na geração de tecnologia e inovações que supram as reais necessidades da sociedade”.

Com essa filosofia em mente, o objetivo da Semóptica é mostrar à comunidade geral iniciativas realizadas nos últimos anos pelo Grupo de Óptica do IFSC, bem como de outros departamentos parceiros da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A expectativa é de cerca de cinco mil visitantes, que terão oportunidade de conhecer as atuais pesquisas desenvolvidas nas referidas universidades.

No evento, estarão expostos o carro autônomo SENA (movido por meio de sensores ambientais), equipamentos diversos para o tratamento e diagnóstico de câncer e micoses, esteira anticelulite, relógio atômico, inovações em robótica, miniatura de trem elétrico, entre outras coisas. Empresas parceiras também estarão presentes, apresentando novidades das áreas de pesquisa aplicada.

Os visitantes poderão, ainda, participar de atividades interativas dos projetos “A USP vai à sua Escola” (USP) e “Ludo Educativo” (UFSCar).

O shopping Iguatemi São Carlos fica no Passeio dos Flamboyants, 200, Parque Faber.

Para mais informações a respeito da Semóptica 2012, basta entrar em contato com a coordenadora de Difusão Científica do CEPOF/INOF, Wilma Barrionuevo, através do e-mail wilma@ifsc.usp.br, ou pelo telefone (16) 3373-9810, ramal 211.