20 de maio de 2014

Fórum de estrutura de poder e governança da USP

A Comissão Assessora Especial do Conselho Universitário (CAECO), com o apoio das Unidades e a Prefeitura do Campus da USP de São Carlos, agendou dois fóruns para o recebimento de propostas relativas à estrutura de poder e governança na USP. Os eventos fazem parte da rodada inicial de discussões sobre propostas de alterações ao Regimento e ao Estatuto da Universidade de São Paulo, e devem reunir docentes, alunos e funcionários para a elaboração de sugestões.

Seguindo as orientações da CAECO e as sugestões dos participantes do primeiro fórum, realizado no IFSC/USP no dia 08/05/14, os próximos fóruns do Campus da USP de São Carlos serão realizados no formato apresentado a seguir.

A equipe que conduzirá os fóruns terá a seguinte composição:

– Membros da CAECO: Profs. Carlos Alberto Ferreira Martins (Diretor – IAU) e Tito J. Bonagamba (Diretor – IFSC)

– Representante dos Docentes: Prof. Oziride Manzoli Neto (ICMC)

– Representante dos Funcionários: Dra. Maria Cecília H. Tavares Cavalheiro (LRQ e Conselho Gestor do Campus)

– Representante dos Alunos de Graduação: Guilherme L. Desiderio (CAASO – EESC)

– Representante dos Alunos de Pós-Graduação: Reinaldo Cesar (APG – Doutorando EESC)

– Representante da Unidade anfitriã do evento.

Os fóruns estão sendo realizados de modo a estimular reflexões sobre os temas indicados e a proposição de propostas de alterações ao Regimento e ao Estatuto da USP. Os fóruns serão documentados de modo a permitir a compilação das propostas apresentadas.

O próximo fórum a ser realizado no Campus da USP de São Carlos está agendado para o dia 21/05/14, no Auditório Prof. Fernão Stella de Rodrigues Germano – ICMC/USP, às 15h. O representante da Unidade anfitriã será o Prof. Alexandre Nolasco de Carvalho.

Os temas em destaque no fórum serão:

1) Missão, responsabilidade social e princípios da Universidade

2) Ensino, Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária

3) Gestão, transparência e responsabilidade fiscal

Como os dois primeiros temas já foram apreciados no primeiro fórum, realizado no dia 08/05/14, eles serão reapreciados na primeira hora do evento, sendo reservado o tempo restante do evento para o item 3.

O Estatuto e o Regimento da USP estão disponíveis nos seguintes links:

Não é necessária a inscrição para a participação nos Fóruns.

Os Diretores das Unidades e o Prefeito do Campus deverão estimular a participação dos membros das suas Unidades e Prefeitura.

Os Fóruns serão transmitidos pela IPTV USP, através do link:

Atividades similares estarão ocorrendo em todos os campi da USP, envolvendo toda a comunidade acadêmica.

Informações adicionais podem ser obtidas com a CAECO através do e-mail: caeco@usp.br