8 de outubro de 2013

Eleições para Reitor e Vice-Reitor da USP

Estão marcadas para o dia 19 de dezembro de 2013 as eleições para a composição da lista tríplice para a escolha do Reitor e Vice-Reitor da USP, um pleito que a partir de agora apresenta mudanças significativas.Reitoria300

De fato, após a reunião do Conselho Universitário da USP, realizada em São Paulo no dia 1º de outubro, ficou decidido que, a partir deste ano, o pleito ficará resumido a um único turno, sendo que poderão concorrer chapas únicas de candidatura constituídas pelos candidatos a reitor, vice-reitor e programa de gestão, deixando de existir a candidatura de pessoa simples. Para a eleição do próximo mês de dezembro, as chapas concorrentes deverão protocolar os seus pedidos de inscrição entre os dias 07 e 14 deste mês de outubro, sendo que no dia 15 de outubro será divulgada a lista das chapas aceitas para o pleito e respectiva publicação no DOU, no dia seguinte: ao contrário do que acontecia até este momento, os candidatos a reitor e vice-reitor serão obrigados a interromper seus cargos de chefia ou de direção a partir da inscrição de suas candidaturas.

Outra mudança significativa diz respeito ao alargamento participativo para a escolha do dirigente máximo da USP, que antigamente se resumia a cerca de 250 pessoas e que a partir deste ano passa a ser através de um colégio eleitoral que reunirá perto de dois mil integrantes, o que é considerado um passo importante rumo a um processo eleitoral abrangente onde toda a comunidade uspiana possa votar, indicando seu peso no resultado final.

Outra novidade, este ano, é a introdução de uma consulta indicativa a toda a comunidade da USP (docentes, alunos e funcionários), no sentido de saber qual a sua preferência em relação às chapas concorrentes, consulta essa que decorrerá no dia 10 de dezembro e que servirá de ensinamento, sobre todos os aspectos, principalmente ao Colégio Eleitoral, já que ele terá uma panorâmica das preferências estratificadas.

No decurso de 2014, a USP irá promover uma série alargada de reuniões onde se discutirão as principais estruturas da universidade e os caminhos para uma nova forma para a escolha de diretores, chefes de departamentos, comissões, etc..

Para o Diretor do IFSC, Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes, Estas mudanças estão provocando um momento histórico da universidade. É claro que não se pode mudar a universidade de uma só vez, já que as mudanças pretendidas têm que se processar através de etapas e é isso que estamos assistindo. As alterações agora aprovadas na USP emanaram de uma proposta que foi apresentada à Universidade de São Paulo pelos diretores das unidades, chamada de “Proposta dos Diretores”; ela foi baseada em três principais pontos, que são: ter um único turno, com chapas concorrentes, a realização de uma consulta indicativa à comunidade, e o estabelecimento de um cronograma de reuniões, ao longo de 2014, no sentido de ampliar as mudanças rumo a uma USP mais moderna.