10 de abril de 2015

Servidor se aposenta após 37 anos no IFSC/USP

Em 2015, José Roberto Pelissari, de 62 anos, sePelissari4_-_200 aposentou após atuar durante 37 anos como servidor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP). Durante essas três décadas, o ex-funcionário teve um papel fundamental – reconhecido por todos – na Oficina Mecânica (OM) da nossa Unidade.

Antes de ingressar no IFSC/USP, José Pelissari trabalhou na lavoura, onde ajudava seu pai em Tabapuã, interior de São Paulo. Em 1975, o ex-servidor veio para São Carlos morar na chácara de sua falecida mãe, tendo se mudado para o centro da cidade dois anos depois, quando começou a trabalhar na limpeza do Instituto de Física de São Carlos. Nessa época, refletiu bastante sobre sua formação, tendo realizado seus estudos no Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (CAASO). Ainda quando atuava na limpeza do IFSC/USP, José Pelissari foi convidado para trabalhar na Oficina Mecânica do Instituto, proposta que o motivou a realizar três cursos técnicos no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI. Antes de ingressar na Oficina, trabalhava o dia todo na limpeza e à noite ia ao SENAI, explica ele, que hoje é pai de três filhos.

Pelissari1_350O ex-funcionário do Instituto de Física de São Carlos sempre esteve disposto a aprender. Assim que concluiu os cursos no SENAI, fez colégio técnico na ETEc Paulino Botelho durante quatro anos, tendo, seguidamente, realizado dois cursos profissionalizantes – Torno CNC e Centro de Usinagem –, ambos voltados ao manuseio de máquinas computadorizadas comumente utilizadas na Oficina Mecânica – departamento que hoje integra nove funcionários.

Durante essas três décadas, José Pelissari foi responsável pelo almoxarifado interno da Oficina, ou seja, além de desenvolver peças, operando os equipamentos, dava igualmente suporte à organização do local, realizava compras e diversas outras atividades que abrangiam o referido setor. Após esses 37 anos no IFSC/USP, ele diz que manterá na memória o seu próprio crescimento profissional, o contato que teve com os diversos docentes, bem como as amizades que Ademir_250criou em nossa Unidade. Estou saindo do Instituto, mas jamais esquecerei daqui. Eu cresci com o IFSC, afirma Pelissari.

O chefe administrativo de serviço da Oficina, Ademir Morais, ressalta a importância do trabalho do ex-funcionário no departamento: Ele era uma peça-chave aqui na Oficina. Lamentamos sua saída, mas tem que descansar e aproveitar a vida agora, diz ele, destacando o profissionalismo e o trabalho sempre bem feito pelo ex-servidor.

Paulo1_250O Prof. Dr. Paulo Barbeitas Miranda, do Grupo de Polímeros “Prof. Bernhard Gross” (IFSC/USP), também destaca o profissionalismo de José Pelissari, que sempre era o primeiro a chegar ao seu ambiente de trabalho. Diversos locais do Instituto sempre nos lembrarão o José, porque há várias coisas nos corredores da Unidade que foram fabricadas por ele, diz Miranda, acrescentando que tudo o que foi elaborado na Oficina tem o “toque” do ex-funcionário, porque José sempre esteve envolvido, direta ou indiretamente, em todos os projetos desse setor.

Aqueles que caminham pelos prédios do nosso Instituto podem não saber quem é José Roberto Pelissari, ou o que exatamente o ex-servidor desenvolveu em nossa Unidade, da mesma forma que muitos espectadores não conhecem o trabalho que dezenas de profissionais executam atrás das cortinas de um palco, trabalhando arduamente para que um magnífico teatro, ópera, concerto ou espetáculo de dança tenha um brilho maior, que deslumbre a audiência e atinja um sucesso absoluto.

Embora aposentado, José Pelissari estará sempre no IFSC/USP, como se estivesse em sua própria casa, um sentimento que é partilhado por todos quantos trabalharam com ele, que decidiram neste espaço lhe prestar a devida homenagem.