24 de fevereiro de 2015

Desenvolvimento de nanotubos de óxidos metálicos e nanopartículas metálicas

No dia 24 de fevereiro, pelas 16h, na Sala F-202 Renato-250do Instituto de Física de São Carlos, o Prof. Dr. Renato Vitalino Gonçalves, do Grupo de Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos do IFSC/USP, apresentou a palestra Desenvolvimento de nanotubos de óxidos metálicos e nanopartículas metálicas: mecanismos da reação e desafios, onde abordou os desafios e as perspectivas para a produção eficiente de H2, utilizando água, luz solar e nanotubos de óxidos metálicos, tendo também discutido a síntese de crescimento desses nanotubos por anodização e um método físico de deposição de nanopartículas “limpas” sem utilizar precursores orgânicos como agentes redutores ou estabilizadores.

O Prof. Renato Gonçalves tem bacharelado e mestrado em Física pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, e doutorado, também em Física, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é docente do Grupo de Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos do IFSC/USP, onde atua com síntese de materiais à base de fosfatos e vanadatos de antimônio, estruturas nanotubulares de óxidos metálicos aplicados na geração fotocatalítica de hidrogênio pela reação de “water splitting” como combustível renovável na geração de energia, entre outros temas.