Notícias

12 de janeiro de 2012

Desafios e inovação: a Seção Técnica de Informática em 2011

tecnologia-da-informatica-4

Em 2011, com a rápida expansão e melhoria da estrutura física dos prédios do Instituto de Física de São Carlos, a Seção Técnica de Informática também não tirou folga. Isso porque hoje em dia, além da estrutura de alvenaria, os prédios também têm de dispor de, digamos, uma estrutura tecnológica – cabeamento para telefonia, internet, computadores em rede, etc –, que precisa ser instalada por profissionais especializados e exige manutenção esporádica. Acompanhando o crescimento do IFSC, tanto em estrutura física como em recursos humanos, há a necessidade de ampliar, reparar ou substituir o suporte tecnológico do Instituto também.

Segundo as estatísticas da ScInfor, no ano passado, a expansão e reestruturação do cabeamento estruturado nos blocos A e B – uma reforma que já havia sido realizada no prédio dos departamentos –, aumentou em 50% os pontos de rede existentes no local, ou seja, o número de computadores que podem conectar-se à rede do IFSC é muito maior. Além disso, a cobertura da rede sem fio também sofreu significativa expansão. No bloco G, novo prédio inaugurado no começo do ano passado, foram realizadas obras de finalização do cabeamento estruturado para telefonia e internet. Para dar conta desta carga de transmissão de dados, foi necessário adquirir 20 switchs gigabits para suportar o novo cabeamento CAT 6, e três novos servidores.

Um destes servidores tem uma função muito especial: armazenar os dados da página online do IFSC, lançada em agosto pelos profissionais da seção. Durante alguns meses, o setor trabalhou na reformulação da página antiga, que recebeu um design novo, mais dinâmico e mais acessível à comunidade externa, e teve todos os dados atualizados. Ao reformularmos o site do IFSC, ainda temos uma série de outras páginas para refazer: a página dos Recursos Humanos, da Graduação e Pós-Graduação, a nossa própria página, todas baseadas neste mesmo layout, para deixar tudo com a mesma identidade visual, conta Aparecido Luciano Joioso, chefe da ScInfor.

No quesito comunicação – e também inovação –, o ScInfor trabalhou na programação e instalação das “telas sociais”: três aparelhos de tevê espalhados pelas dependências do IFSC que, conectadas ao site do Instituto, exibem notícias sobre pesquisas, eventos, oportunidades etc. Esta foi uma ideia inovadora, emprestada do ICMC-USP, que funcionou graças à pronta colaboração do setor do IFSC com o fornecimento das informações necessárias ao rastreamento dos dados pelo sistema das tevês. A manutenção, atualmente, é feita pelo ScInfor e tem recebido ótimo retorno da comunidade. 

header_columba

O mesmo servidor também armazena informações dos sistemas do IFSC, já são reconhecidos pela sua estabilidade. De fato, os sistemas desenvolvidos pelos profissionais do setor de Informática do IFSC são muito valorizados e até requisitados por outras unidades da USP, como por exemplo o sistema de requisição de serviços, ou o sistema Columba, que já funcionam em três outras unidades nos campi de São Carlos, Bauru e São Paulo. Sempre nos deparamos com este tipo de pedido e nós disponibilizamos sem o menor problema, afirma Joioso. E sempre estamos pensando no desenvolvimento de novos sistemas ou no aprimoramento dos sistemas que já temos, completa.

Os outros dois servidores ainda devem ser instalados para hospedar o sistema de e-mails do IFSC, substituindo os servidores antigos.

Para este ano de 2012, a equipe terá ainda menos sossego. Com as obras do Campus II, muita movimentação será necessária, tanto para adequar o novo prédio, quanto para reformar as salas antigas dos profissionais que se mudarem para as novas dependências. Não teremos trabalho só por lá, aqui também teremos muitos reflexos, reflete Joioso. A participação da ScInfor no Campus II deverá ter início em fevereiro, quando as obras serão finalizadas e o trabalho de instalação do cabeamento estruturado começa. Nós já levantamos quase 600 pontos de rede por lá, o que significa 35km de cabos, constata ele.

Além disso, uma reforma será realizada no prédio dos departamentos, na região do Grupo de Polímeros, semelhante à reforma já concluída no Grupo de Cristalografia, ou seja, os pontos de rede serão devidamente ampliados. Hoje, nas salas do Grupo de Polímeros, há apenas um ponto por sala e a Coordenadoria de Tecnologia da Informação da USP postula que deve haver um ponto de rede em cada parede da Universidade, o que significa dizer que o Grupo de Polímeros verá o número de seus pontos de rede ser triplicados. Desta forma, a equipe conseguiu definir um espaço para hospedar um novo rack – local onde se concentram todos os cabos de rede –, facilitando o trabalho de suporte para o cabeamento da rede e adequação do sistema de telefonia. Outras partes deste prédio também serão reformadas de alguma forma, como o Grupo de Óptica e Fotônica e os Laboratórios de Ensino de Física.

O IFSC tem instalado um grande número destes racks, que são interligados através de fibra óptica até o ponto central de rede – o Rack Sarajevo. Agora, prevê-se que algumas fibras de backup sejam relançadas, para que haja uma redundância entre este prédio e aquele rack e entre os racks e o próprio Sarajevo.

No quesito segurança, a equipe ScInfor também fica atenta. As câmeras de vigilância serão ampliadas neste ano: hoje existem cerca de sessenta, e mais cem serão instaladas, de forma a cobrir todos os corredores e instalar câmeras de alta resolução. Também passará a existir todo um novo sistema de catracas, que deverão funcionar através do uso de um cartão de aproximação, o que é mais simples e seguro. As imagens das câmeras também poderão ser salvas em um storage, equipamento com grande capacidade de armazenamento (30 terabytes), que será adquirido neste ano para ser utilizado como backup e armazenar dados dos servidores.

2010_foto_equipe

Todas essas atividades devem estar finalizadas até o término do primeiro semestre, prevê Joioso, que já consegue visualizar o aumento de sua equipe neste ano, para dar conta da demanda de serviços. Além de todas esses grandes serviços, ainda temos as requisições, os trabalhos cotidianos, temos uma rotina para cumprir, explica. Com este espírito, valorizando a rotina mas prezando também pela inovação, o ano de 2012 promete ser tão cheio de realizações quanto foi 2011, ou mais.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..