28 de abril de 2023

“Der Schmutz der Schmutizphysik” ou A Física mais suja

O colóquio do IFSC/USP relativo ao dia 28 de abril do corrente ano abordou o tema “Die Festkörperphysik ist eine Schmutzphysik” (A Física do Estado Sólido é Física da sujeira), apresentado pelo docente do IFSC/USP, Prof. Dr. José Abel Hoyos Neto.

Em sua apresentação, o docente pontuou que em seus primórdios, a Física do Estado Sólido era considerada desinteressante por alguns nomes proeminentes, como Pauli: “Die Festkörperphysik ist eine Schmutzphysik” (A Física do Estado Sólido é Física da sujeira) e “One shouldn’t wallow in dirt” (Não se deve chafurdar na sujeira). Para a surpresa de Pauli, talvez, esse campo evoluiu para a Física da Matéria Condensada, que se concentra no estudo dos fenômenos coletivos e da complexidade.

Neste colóquio, o palestrante descreveu a história mais suja da física da sujeira: a saga dos magnetos inomogêneos (i.e., com defeitos, lacunas, impurezas, ou seja, com “sujeira”) próximos a uma transição de fase. Semelhante à evolução da Física do Estado Sólido para a Física da Matéria Condensada, este subcampo de pesquisa também evoluiu e se tornou empreendimento humano belo e intelectualmente desafiador.

O palestrante apresentou uma visão geral de alguns conceitos importantes: o critério de Harris, as singularidades de Griffiths e os fenômenos críticos exóticos de aleatoriedade infinita (ou sujeira infinita).