21 de março de 2011

Curso de capacitação traz participantes de todo estado

Aconteceu, em 19 de março, no Instituto de Física de São Carlos (IFSC), o primeiro encontro do curso de formação de professores em Física Moderna e Contemporânea para o Ensino Médio, “Física de Partículas e Raios Cósmicos”. Um número de inscritos acima de 700 e a diversidade de cidades das quais os participantes são originários demonstra o já sabido: a necessidade e, sobretudo, o interesse em aprimorar os conhecimentos em física e passá-los aos alunos.

O curso, coordenado pelo docente do IFSC, Marcelo Alves de Barros, será realizado aos sábados, nas dependências dos Laboratórios de Ensino de Física (LEF), e tem o último encontro marcado para o dia 14 de maio.

As 50 vagas oferecidas foram preenchidas por participantes das mais diversas cidades, tanto do estado, como fora dele. “A última vez que vi física moderna foi na graduação, há oito anos. Saber o que está saindo de novo e como passar isso em sala de aula foi o que me motivou a participar do curso”, conta Hernani dos Santos, vindo de Guaxupé (MG). “Normalmente, o estudante acha que física moderna está muito distante de sua realidade. E tem-se muita tecnologia que faz parte do cotidiano desse estudante. Mostrar ao aluno que a física está no seu dia-a-dia é fundamental para que ele tenha interesse em estudar física”, afirma Hernani.

Já a professora, Karina Colósio, de Bebedouro, ministra aulas de física à distância. “Damos aulas para alunos que variam da faixa etária dos 16 aos 70 anos. É muito importante estar sempre atualizada em relação à física, que é uma matéria muito bonita, e o tema desse curso é novo, muito abrangente e interdisciplinar”, conta.

Herbert Alexandre João, educador do IFSC e um dos organizadores do curso, conta que os encontros discutirão modelos atômicos, partículas elementares e raios cósmicos. “Dentro disso, há especificidades, onde trabalharemos experimentos clássicos da física, de forma até mesmo lúdica”, conta.

Herbert conta que o curso, além de trabalhar com temas atuais, trará tópicos de física moderna, uma novidade na grade curricular dos professores. “Por muito tempo, a física moderna não foi trabalhada, até mesmo porque nos vestibulares, isso não é pedido, então os professores acabam deixando de lado”, explica Herbert. “Os professores ainda não se sentem seguros para trabalhar a física moderna, e é essa segurança que queremos oferecer nesse curso”.

Além dos conceitos de física moderna já implementados, o curso irá trazer aos participantes ensinamentos relacionados a novos conceitos. “Teremosfeedback imediato dos participantes, pois, durante nossos encontros, eles já estarão aplicando os ensinamentos do curso em sala de aula e poderão nos contar os resultados disso”, diz Herbert.

Em relação ao número de interessados, a explicação pode ser enumerada: a dificuldade em trabalhar com física, a formação deficitária dos tópicos em física moderna, além das políticas para plano de carreira dos professores são bons motivos para que muitos tenham interesse em participar de cursos como esse.

Mas, independente dos motivos, os benefícios atingem tanto aos professores, quanto aos alunos. De uma lado, melhores profissionais, de outro, estudantes mais interessados. E, no meio disso, os organizadores de cursos, com um papel fundamental de mediadores na melhora do ensino.

Data: 21 de março