24 de março de 2024

CUCO premia estudantes de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs)

Estudantes da Etec Itaquera II, da zona leste da Capital, recebem certificados pelas medalhas de ouro, prata e bronze (Foto: Roberto Sungi)

O auditório da Faculdade de Tecnologia do Estado (FATEC), localizado no Bairro do Bom Retiro, em São Paulo, recebeu no dia 21 de março a cerimônia de premiação da “Competição USP de Conhecimento e Oportunidades (CUCO)”, com a participação de cerca de 160 estudantes de 38 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) localizadas na Capital.

Os jovens representaram seus colegas etecanos de todo o Estado, que foram condecorados com medalhas de ouro, prata e bronze na última edição da competição, realizada em 2023, por meio do programa de difusão científica Vem Saber, da Universidade de São Paulo (USP).

A Cuco reconheceu 1.264 alunos com medalhas de ouro, prata ou bronze, sendo que 31 ficaram entre os 100 melhores do Estado; 17 professores e cinco Etecs também ganharam destaque.

Neste evento estiveram presentes a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, o coordenador do Programa Vem Saber, Antonio Carlos Hernandes, e o coordenador da Cuco, Herbert Alexandre João.

A Cuco é uma estratégia que oferece aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas do Estado de São Paulo a possibilidade de melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo programático dos processos seletivos e dos vestibulares que dão acesso ao Ensino Superior.

“É uma competição que estimula os estudantes a prosseguir e enfrentar os vestibulares, principalmente a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest)”, declarou Laura Laganá. “Nós nos sentimos muito orgulhosos pelos mais de 1,2 mil alunos premiados nesta sétima edição da Cuco”, acrescentou.

A competição é online, em uma única fase, com prova de múltipla escolha, abrangendo os conteúdos de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Língua Portuguesa para as três séries do Ensino Médio. Os estudantes concorrem apenas com os participantes de sua própria escola e da mesma série escolar.

“Nós falamos muito do ingresso no Ensino Superior porque nossa missão é fazer transformação social por meio da educação. Foi assim que aconteceu comigo e com os diretores e professores aqui presentes”, afirmou Antonio Carlos Hernandes.

Participação das Etecs na Cuco

Foram realizadas 13.673 provas online por estudantes das Etecs. Desse total, 9.967 superaram a nota de corte. Ganharam medalhas de ouro, prata ou bronze 1.264 alunos – 31 deles ficaram entre os 100 melhores do Estado.

Também foram reconhecidos 17 docentes de Etecs como Professor Destaque Estadual. Cinco unidades ficaram entre as 15 Escolas Destaque:

Colocação:

1º – ETEC Amim Jundi (Município de Osvaldo Cruz);

2º – ETEC  Ferrucio Humberto Gazzetta  (Município Nova Odessa);

3º – Etec Bartolomeu Bueno da Silva – Anhanguera (Município Santana de Parnaíba;

4º – Etec Prof. Armando José Farinazzo (Município Fernandópolis);

5º Etec Alberto Santos Dumont (Município Guarujá);

Confira os resultados no site da Cuco (AQUI).

(In: Centro Paula Souza)