26 de novembro de 2013

IFSC e Université Paris-Sud (França)

Por intermédio dos Profs. Drs. Tito José Bonagamba, do Instituto de Física de São Carlos – IFSC/USP, e Pedro de Oliveira, da Université Paris-Sud, França, foi criado há cinco anos, entre as duas universidades, um convênio voltado ao estudo de Ressonância Magnética Nuclear (RMN), que apesar de ainda não ter sido institucionalizado, deve trazer resultados positivos nas pesquisas voltadas à área de RMN.

Nascido em Portugal e diplomado em bioquímica pela Universidade do Porto, Pedro Oliveira, cuja especialidade é na área de eletroquímica, já desenvolveu pesquisas voltadas à transferência de elétrons e trabalha, atualmente, na redução do dióxido de PROF._PEDRO_DE_OLIVEIRAcarbono em carburante, na oxidação da água em oxigênio, bem como na redução de oxigênio em H2O e do próton em hidrogênio, pesquisas que se direcionam a novas formas de energias alternativas.

Durante sua segunda visita à cidade de São Carlos, o docente Pedro de Oliveira, que integra, desde 2001, o grupo de pesquisadores da Université Paris-Sud, sendo professor naquela universidade desde 2007, afirmou que a colaboração feita em conjunto com o Prof. Tito Bonagamba se deve ao fato de trabalhar com diversos produtos voltados à área de eletrocatálise, que possuem comportamento em Ressonância Magnética Nuclear: Além deste nosso convênio, temos a ideia de concretizar outro projeto oficial, o qual ainda não está estabelecido, conta o pesquisador.

titoPara Bonagamba, o objetivo principal deste convênio entre as duas universidades é realizar, dentro da linha de pesquisa de Oliveira, um experimento onde, usando as amostras de catálise do professor Pedro, dentro de um aparelho de RMN, seja possível acompanhar processos eletroquímicos in situ.

Ainda para o pesquisador do IFSC, a vinda de Oliveira ao Brasil, deve estimular os alunos: Eu estou recebendo o Prof. Pedro como um embaixador da Université Paris-Sud, por forma a que ele converse com nossos alunos, estimulando a eventual ida deles à universidade parisiense, conta o docente, que espera obter colaborações em diversos níveis, as quais deverão envolver linhas de pesquisa tanto em nível de graduação UNIVERSIT_PARIS-SUDquanto de pós-graduação.

Quanto à questão da institucionalização da parceria, o docente do IFSC revela que não é possível prever a data em que isso possa ocorrer, já que tudo depende do sucesso de vários experimentos e da integração das equipes nos mesmos.

Fundada em dezembro de 1970, com a integração dos centros de Orsay, Châtenay-Malabry, Sceaux, Cachan e Kremlin-Bicêtre, a Université Paris-Sud começou a se expandir no planalto de Moulon com a fundação de novos laboratórios, quase todos dentro da Universidade, embora alguns estivessem ligados mais especificamente ao CNRS – Centre National de la Recherche Scientifique.