19 de dezembro de 2023

Convênio EMBRAPII-IFSC/USP com a Santa Casa da Misericórdia de São Carlos – NAPID: novo centro atuará em pesquisa clínica

O Provedor da SCMSC, Dr. Antônio Valério Morillas Júnior, assina o convênio

Realizou-se no dia 08 do corrente mês, nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de São Carlos (SCMSC), a assinatura de um convênio entre essa instituição e o NAPID – um novo centro de pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais -, uma startup integrada na Unidade EMBRAPII do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP). O intuito é poder desenvolver equipamentos e, principalmente, tratamentos que sejam cada vez mais eficazes e seguros para a população, através de procedimentos ao abrigo da atual legislação.

Na cerimônia de assinatura deste convênio estiveram presentes o Provedor da SCMSC, Dr. Antônio Valério Morillas Júnior, o Coordenador da Unidade EMBRAPII-IFSC/USP, Prof. Vanderlei Salvador Bagnato, o empresário industrial de tecnologia para a saúde, Luiz Antônio de Oliveira e o engenheiro e diretor industrial de tecnologia para a saúde, Anderson Luis Zanchin, ambos representando o NAPID.

Para o Dr. Morillas Júnior, este convênio vai integrar as diversas parcerias que já existem há muito tempo entre a USP e a SCMSC “(…) e que só trouxeram benefícios para São Carlos e para o resto do País (…)”, sendo que, para o Provedor, a contrapartida da SCMSC é aprofundar os seus estudos e pesquisas com este novo convênio.

Para Anderson Luis Zanchin, esta parceria ultrapassa o uso de novas tecnologias para os diversos tratamentos de doenças, sendo que este convênio também é dedicado ao treinamento dos profissionais de saúde.

Dr. Antônio Valério Morillas Júnior e o Prof. Vanderlei Salvador Bagnato

A USP, através da sua Unidade EMBRAPII-IFSC/USP, vem realizando ao longo do tempo muitas parcerias com empresas de várias naturezas e esta é uma das poucas unidades que leva o conhecimento para o desenvolvimento de produtos – inclusive ensaios clínicos – até às empresas, o que significa dizer que essa metodologia tem contribuído para que novas tecnologias cheguem efetivamente no mercado.

Segundo o Prof. Vanderlei Bagnato “(…) fazer pesquisa clínica através da parceria com a SCMSC é um caminho fácil, já que essa instituição é o centro de atendimento de referência na nossa cidade e região”. O acordo firmado propõe que o NAPID elabore pesquisas na área clínica, em estreita parceria com a SCMS, tendo como base a sua sede instalada em São Carlos, com a USP a contribuir para um ambiente favorável no sentido desses produtos poderem chegar no mercado de forma mais rápida.

“Poucos locais no Brasil possuem empresas dedicadas à natureza do NAPID, ou seja, para ensaios clínicos de produtos que serão aplicados na terapêutica de várias doenças – indo do câncer ao controle de feridas infectadas, etc..”, conclui o Prof. Bagnato.

Participaram ainda desta cerimônia, o pesquisador Antônio Eduardo de Aquino Junior, o médico infectologista e diretor técnico da SCMSC, Roberto Muniz Júnior, o assessor da provedoria da SCMSC, Prof. Danilo Carvalho Oliveira, a médica Drª Carolina Toniolo Zenatti e o vice-diretor técnico da SCMSC, Dr. Flávio Guimarães.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP