20 de junho de 2013

Consultoria primordial (e gratuita) no IFSC

Estudantes de graduação, pós-graduação, docentes, não importa! Aqueles do mundo acadêmico que, frequentemente, precisam submeter artigos científicos a publicações especializadas sabem que a tarefa não é nada fácil. Em muitos casos, a situação pode ficar ainda mais difícil: o artigo precisa ser submetido em inglês.

Escrita_em_inglesA convite da Comissão de Pesquisa do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), neste mês e no próximo, o Instituto conta com a presença da ex-editora assistente da publicação Reviews of Modern Physics, Karie Friedman, que se coloca à disposição de alunos e docentes como in-house editor para auxiliar na revisão de artigos científicos em língua inglesa.

Karie, que possui vasta experiência em editorias de publicações científicas, conta que diversos são os erros encontrados nos artigos em questão, o que pode atrapalhar (e muito) na divulgação da pesquisa que os mesmos contêm. “O erro mais comum, que não preocupa as pessoas aqui, é o tamanho dos textos enviados que são, geralmente, muito longos. O limite imposto pelos editores dos EUA é de 50 páginas, mas muitos autores extrapolam essa quantidade”, conta a editora.

Diante desse e de outros erros comumente encontrados, Karie deixa claro que sua intenção como in-house editor é apenas fazer sugestões aos autores: sugerir cortes de texto, troca de sentenças, melhor encaixe de trechos em tópicos específicos etc.

Karie conta que a primeira coisa na qual “bate os olhos” ao segurar as folhas de um artigo científico é o resumo – o mesmo que a grande maioria dos leitores faz- e afirma que “se não houver uma boa abertura, você perde o seu leitor”.

Como exemplos de bons artigos científicos que já leu, ela cita os escritos pela física e docente da California University, Virginia Trimble. “Ela escreve sobre assuntos sérios e importantes, mas numa linguagem engraçada e descontraída”, diz Karie.

Outro exemplo de bom texto científico citado pela editora são os discursos de ganhadores dos Prêmios Nobel dos últimos anos, que têm como leitores, inclusive, o público leigo. “A inteligência desses ganhadores, sem dúvidas, é de grande valia na hora de escrever um texto claro e de fácil compreensão a todos. Quando você é inteligente, você consegue descrever as coisas claramente e essa leitura torna-se muito prazerosa”.

Até o próximo dia 7 de julho, Karie prestará ajuda aos pesquisadores (alunos e docentes) do IFSC interessados em melhorar seus artigos científicos em inglês e, sobretudo, torná-los inteligíveis ao grande público. No texto “Licking the Bear”, Karie descreve essa consultoria com mais detalhes (para acessá-lo, clique aqui).

A editora estará na sala 22 do Bloco D e prestará atendimento durante as manhãs e tardes, em dias de semana. Aos interessados, recomenda-se um pré-agendamento através do e-mail karie@fairpoint.net