Notícias

23 de agosto de 2013

Construindo um simulador quântico universal

Coube a Sérgio Muniz, docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), participar em mais uma edição do Colloquium diei, que se realizou em 23 de agosto, às 10h30, no anfiteatro “Prof. Sérgio Mascarenhas”, com a apresentação do tema “Construindo um simulador quântico universal”.

Sergio_MunizMuniz iniciou sua palestra referindo o pesquisador Richard Feynman, que introduziu o conceito de simulador quântico universal e promoveu a discussão sobre os limites dos computadores clássicos na simulação de fenômenos quânticos macroscópicos.

Recentes avanços na área de gases quânticos ultrafrios (resfriados a laser) começam a permitir a realização experimental de legítimos simuladores quânticos de sistemas cada vez mais complexos, o que tem aberto novas janelas para a investigação de diversos fenômenos de grande interesse científico e tecnológico, os quais, segundo o palestrante, permanecem pouco compreendidos até hoje, como, por exemplo, supercondutividade (tipo-II) de alta temperatura.

Em seu colóquio, Sérgio Muniz lançou a discussão sobre a razão pela qual esses sistemas físicos são tão interessantes e como seu grupo de pesquisa no IFSC, juntamente com outros grupos ao redor do mundo, tem buscado construir, em laboratório, simuladores quânticos de sistemas complexos usando técnicas ópticas avançadas e gases a temperaturas próximas do zero absoluto.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..