Notícias

11 de dezembro de 2013

Conheça o Journal Club

Dentre os eventos periódicos do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Journal Club (JC) é, sem dúvidas, o mais tradicional deles. Inaugurado há mais de 20 anos, quando o Instituto ainda era parte do IFQSC (Instituto de Física e Química de São Carlos), o evento ocorre entre fevereiro e novembro, com periodicidade semanal.

LogoDe seu formato original até os dias de hoje, pouco mudou: os palestrantes (em sua maioria, estudantes de pós-graduação ou pós-doutorado) escolhem um artigo científico idealmente fora de sua área atuação e tem uma hora para ministrar uma aula sobre o mesmo, com 15 minutos adicionais para as perguntas dos participantes. “Houve um período no qual o foco do programa foi, levemente, desviado, pois muitos professores visitantes eram convidados a dar essas palestras, e acabavam falando de seus próprios trabalhos”, relembra o docente do IFSC e atual coordenador do Journal Club, Luiz Nunes de Oliveira.

Passados muitos anos, os principais palestrantes do programa voltaram a ser estudantes do Instituto e estagiários de pós-doutoramento, embora a participação de docentes, tanto como ouvintes, tanto como ministrantes das palestras, tenha aumentado significativamente desde que o programa foi lançado. Mas, o objetivo principal continua sendo o mesmo: a expansão do horizonte científico dos estudantes e a discussão e interação com temáticas diversas da física.

Com isso em mente, fica mais fácil entender o porquê de o aprendizado proporcionado pelo JC já começa antes mesmo da palestra: como são incitados a falar de assuntos fora de sua área de atuação, os palestrantes fazem um estudo prévio do assunto sobre o qual irão tratar antes de repassá-lo aos participantes.

Os artigos escolhidos podem tratar de estudos recentes ou antigos. No último caso, de acordo com Luiz, são escolhidos artigos científicos “clássicos” com o intuito de trazê-los ao conhecimento dos novos ingressantes do “mundo da física”.

Já no que diz respeito à escolha dos palestrantes, Luiz afirma que não existe um critério específico para tal escolha. Geralmente, são pesquisadores do próprio Instituto ou aqueles que estejam de passagem pelo IFSC, e que apresentem seus trabalhos de uma maneira dinâmica a inteligível. Para que isso seja viável, ele diz que os artigos científicos no formato de letters (pesquisas resumidas em, no máximo, quatro páginas) são, na grande maioria das vezes, os escolhidos para discussão.

Embora seja o coordenador formal do programa, o docente conta que o sucesso do programa se deve à colaboração de um aluno de pós-graduação para a escolha dos artigos e dos palestrantes que irão compor as edições do programa. Nos últimos dois anos, o doutorando do IFSC, César Uliana, foi o responsável e deu grande vigor ao programa. Ele encerra sua colaboração em dezembro para dar lugar a Fernando Sabino, também estudante de doutorado do Instituto, que desempenhará o mesmo papel.

Sobre a participação dos alunos nas edições do JC como palestrantes, Luiz afirma que estas são, ainda, insuficientes. De acordo com o docente, muitos convites são feitos e muitos deles, também, recusados. “Alguns respondem muito bem, mas ainda não é do jeito que gostaríamos”, conta.

Ele afirma que, pelo menos nos últimos dois anos, desde quando é coordenador, o número de espectadores é grande, tendo-se, inclusive, a participação de estudantes de outros grupos de pesquisa do IFSC e outras Unidades do campus, além de pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde o JC também é divulgado.

Para 2014, Luiz afirma que o formato do JC será mantido: edições semanais com duração de uma hora e 15 minutos, mais ou menos, e apresentações feitas por docentes, mas, principalmente, estudantes de pós-graduação e estagiários de pós-doutorado. Para se informar sobre as palestras futuras, basta acessar o site do programa.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..