Notícias

19 de abril de 2011

Conheça Lírio Onofre, Especialista em Laboratório

Lírio Onofre Batista de Almeida

Nascido em 19 de janeiro de 1958

Especialista em Laboratório

Admitido em junho de 1977

Nas horas vagas: música, guitarra

Música: rock clássico, Jeff Beck, Steve Lukather, Zakk Wylde e bons instrumentistas

Filme preferido: American Pop

Esporte: Tênis

Nascido e criado em São Carlos, Lírio conta ter crescido como o filho caçula de uma família bastante carinhosa. Completou o ensino básico e começou a cursar uma série de cursos técnicos, inclusive na USP. Casou-se uma vez, relação que resultou em uma filha de 16 e um filho de 14 anos.

VIDA PROFISSIONAL

Lírio veio ao IFSC em 1977 em busca de um estágio para complementar seu curso técnico em Radiofusão, mas deparou-se com a oportunidade de um emprego. Reparou que sabia lidar melhor com um ambiente acadêmico, e decidiu continuar exercendo sua função no IFSC.

Hoje, Lírio trabalha no Laboratório de Neurobiofísica, cuja idéia principal é desvendar a dinâmica de transmissão de informação entre neurônios. Para isso é necessário que se tenha instrumentos de eletrônica e de computação que não existem no mercado, e uma das funções de Lírio é confeccionar estes instrumentos. Hoje, o Laboratório se dedica ao cérebro da mosca varejeira, obtendo dados in vivo do sistema sensorial visual da mosca e aplicando ferramentas matemáticas para entender seu funcionamento.

Lírio também está cursando um doutorado no IFSC, no curso de Física Aplicada, pesquisando Instrumentação Eletrônica Aplicada, e utilizando seu trabalho no Laboratório para complementar sua tese.

CONTRIBUIÇÕES PARA O IFSC

Lírio destaca, entre suas realizações profissionais, a contribuição para a implementação de uma nova linha de pesquisa no Instituto, idealização do professor Roland Köberle, qual seja, a Neurobiofísica. “Dos maiores desafios da Ciência, o cérebro humano é, de longe, uma das maiores fronteiras. A meu ver, as maiores perguntas da humanidade se resumem a ‘como funciona o cérebro?’ e ‘qual a origem do universo?’. Nós tomamos esse objeto, que antes era privilegiadamente da Medicina, para a Física”, explica ele.

Assessoria de Comunicação

Data: 19 de abril

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..