27 de abril de 2015

CONECTA reuniu empresas juniores do interior paulista

Cerca de 120 inscritos, oriundos de diversas universidades estaduais e federais do estado de São Paulo, participaram nos dias 25 e 26 de abril do III CONECTA, um evento promovido e organizado pela EESC Jr., que acontece desde 2013, no primeiro semestre de cada ano e que visa à capacitação e interação dos empresários com as diversas empresas juniores sediadas nos campis do interior paulista.

Para Gabriel Lino Sproesser, conecta1-200aluno de graduação da EESC/USP – Engenharia de Produção, e membro da organização, outro objetivo do evento foi incrementar a troca de experiências e promover parcerias entre as empresas juniores, nomeadamente através do MEJ – Movimento de Empresas Juniores, aproveitando as sinergias, potencialidades e especialidades existentes.

Esta terceira edição do CONECTA, apoiada pela diretoria do IFSC/USP devido à sua abrangência, teve como tema central “Saia da zona de conforto: The adventure is out there”, e contou com a participação de empresários de diversas áreas do setor produtivo nacional, que participaram de palestras, rodas de benchmarking e de workshops, elevando o nível dos trabalhos e entusiasmando os participantes, tendo ficado patente o compromisso com a qualidade dos temas apresentados.

A palestra de abertura do evento (25 de abril) esteve a cargo de Camila Girundi, gerente de desempenho da empresa Heinz. Tendo sido igualmente empresária-júnior, a palestrante é formada em Engenharia de Alimentos, com especialização em Engenharia Ferroviária e Mestrado em Modelagem Matemática em Logística Urbana. Começou a carreira como Trainee na ALL, depois trabalhou na Vale e atualmente dirige um projeto de estruturação de cultura na em empresa Heinz. Em sua palestra, Camila relatou sua experiência profissional e pessoal, tendo destacado tudo aquilo que alcançou, exatamente por não ter ficado em uma zona de conforto.

Ao longo dos dois dias do evento, diversas empresas apresentaram conecta2-300seus workshops: a Elogroup apresentou o tema Design Thinking, enquanto a Monashees dissertou sobre Empreendedorismo de alto impacto. Já a Eureca verteu considerações sobre o tema Business Model You, enquanto a Danone desafiou os participantes com a pergunta Me formei… E agora?. Complementando a programação, diversas empresas juniores tiveram, também, a oportunidade de apresentar seus próprios workshops, difundindo seus trabalhos, ideias e projetos.

Finalmente, coube a Marc Kirst proferir a palestra de encerramento (26 de abril). Admirador do poder de transformação social do jovem e após se ter engajado e assumido lideranças no Movimento Empresa Júnior e na AIESEC, da UFSCar Sorocaba, Marc trancou seu Curso de Administração para se dedicar ao estudo e desenvolvimento de metodologias que despertassem liderança, protagonismo e propósito no jovem estudante e profissional. Em 2013, representou o Brasil na competição internacional Your Big Year, tendo sido vice-campeão na final disputada em San Francisco (USA).

Fundada em 1992, a EESC jr. é a Empresa Júnior dos Alunos de Engenharia e Arquitetura da USP São Carlos.