30 de janeiro de 2015

Concertos regressam em 2015

USP_FILARMONICAEstá já confirmada a realização, em 2015, na cidade de São Carlos, de mais uma série de concertos com a USP-Filarmônica, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), graças a uma parceria que foi firmada entre o IFSC-USP, a FFCLRP-USP e a Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de São Carlos, dando assim sequência à serie de concertos que se realizaram em 2014, sob o título “Concertos USP”, eventos que foram promovidos com o apoio da Prefeitura Municipal da cidade, no âmbito das comemorações do 80º aniversário da USP e 20º aniversário do IFSC-USP.

No decurso deste ano, a parceria será reforçada e consolidada com a participação concertousp250ativa da Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Secretaria de Cultura, com o envolvimento direto do detentor da pasta, Robertinho Mori, sendo que a citada série de concertos, agora com a designação “Concertos USP / Prefeitura de São Carlos”, decorrerão no Teatro Municipal da cidade.

O calendário destes concertos – que vai entre março e novembro do corrente ano -, além de apresentar diversas atuações da USP Filarmônica, confirma igualmente a presença na nossa cidade de outros grupos subordinados ao Departamento de Música da FFCLRP-USP, como, por exemplo, o “Mogiana Jazz Band” e diversos grupos de música de câmara, uma noite musical com aquele que é considerado o melhor tenor brasileiro da portari250atualidade, Fernando Portari e, ainda, a apresentação da ópera Bastien et Bastienne, escrita por Mozart quando tinha apenas doze anos de idade, interpretada por alunos solistas do curso de Bacharelado de Ópera da FFCLRP-USP, um espetáculo que ficará em cartaz durante dois dias, no próximo mês de novembro, no Teatro Municipal de São Carlos, dando oportunidade para que mais pessoas assistam a esse extraordinário momento cultural.

A concretização deste projeto só foi possível graças ao trabalho e empenho do Diretor do IFSC-USP, Prof. Dr. Tito José Bonagamba, do Presidente da Comissão de Cultura e Extensão do IFSC-USP, Prof. Dr. Valtencir Zucolotto, da Diretoria da FFCLRP-USP, na pessoa do Vice-Presidente da Unidade, Prof. Dr. Pietro Ciancaglini, do docente e Maestro da USP-Filarmônica (FFCLRP-USP), Prof. Dr. Rubens Russomano Ricciardi, do Maestro José Gustavo Juliano de Camargo e de Luiz Aparecido (FFCLRP-USP), bem como do Secretário de Cultura da Prefeitura Municipal de São Carlos, Robertinho Mori, que abriu o caminho burocrático e se envolveu pessoalmente na concretização do mesmo.

As entradas para estes espetáculos serão gratuitas e o calendário será divulgado em breve.

reunio500

Na foto acima, o grupo responsável pela finalização do projeto: Prof. Tito José Bonagamba (Diretor do IFSC-USP), Prof. Pietro Ciancaglini (Vice-Diretor da FFCLRP-USP), Prof. Dr. Rubens Russomano Ricciardi – FFCLRP-USP), Robertinho Mori (Secretário de Cultura – PMSC), Gustavo Julião de Camargo (FFCLRP-USP), Prof. Valtencir Zucolotto (Pres. Comissão de Cultura e Extensão do IFSC-USP) e Luiz Aparecido (FFCLRP-USP).