Notícias

31 de outubro de 2014

Três solistas em concerto com USP – Filarmônica

No âmbito das celebrações do 80º Aniversário da USP e do 20º Aniversário do IFSC, comemorações uspfilo250que se prolongarão até 2015, o nosso Instituto promoverá no dia 05 de novembro, à partir das 20h30, no Teatro Municipal de São Carlos, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, mais um fantástico concerto com a USP – Filarmônica, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP).

Sob a regência do Maestro Rubens Russomano Ricciardi, a USP – Filarmônica trará, como solistas, Juliana D’Agostini (piano), Ivan Rodrigues (violino) e David Araujo (tenor), num programa que está organizado da seguinte forma:


Gilberto Mendes (*1922):

Peixes de Prata – com poema de Antonieta Dias de Moraes;

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791):

Concerto para piano e orquestra em Ré menor KV 466

I. Allegro;

II. Romance;

III. Allegro assai;

Concerto para violino e orquestra em Lá maior KV 219

I. Allegro aperto;

II. Adagio;

III. Rondeau: Tempo di Menuetto;

Heitor Villa-Lobos (1887-1959) – com orquestração de Olivier Toni:

Três miniaturas

I. Rosa amarela;

II. Bastão;

III. Estrela é lua nova;

César Guerra-Peixe (1914-1993):

Mourão

filousp500

Este evento, com entrada gratuita, insere-se na Série Concertos USP – São Carlos, uma realização do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP e do Instituto de Física de São Carlos – USP, com o apoio do Grupo Coordenador de Cultura e Extensão – USP São Carlos.


A solista Juliana D’Agostini

Como já dissemos acima, Juliana D’Agostini (25) é um dos destaques deste concerto, a par com o violinista Ivan Rodrigues e com o tenor David Araújo. Juliana iniciou seus estudos de piano aos 5 anos, tendo-se formado em piano pela Universidade de São Paulo, sob a tutela de Eduardo Monteiro. Fez também cursos de especialização na França – Académies Internationales d’Été du Grand Nancy e Strasbourg National Conservatoire – e nos EUA, sob a regência de Wha Kyung Byun, em Boston, de Caio Pagano, no Arizona e de Max Barros, em Nova York.

Além de ter conquistado diversos prêmios ao longo de sua carreira, JULIANA-300Juliana, solou com importantes orquestras como Orchestra Femminile Italiana, Curitiba Sinfônica, Orquestra Sinfônica da Bahia, Filarmônica Vera Cruz, Orquestra Sinfônica Heliópolis, OCAM, USP Filarmônica e Bachiana Filarmônica.

Além disso, a pianista participou de master classes com conceituados pianistas de todo o mundo, como, Laurent Durupt (Conservatoire de Paris 14th), Richard Raymond (McGill University, Canada), Marylin Frascone (France), Sergei Dukachev (National Academia of Arts – UFA – Russia), Petr Jirikowsky (Conservatório de Praga), Cristina Ortiz, Gilberto Tinetti (Universidade de São Paulo), Jyeon Kang (Korea), Geoffrey Haydon (Georgia State University), entre outros.

Em adição aos recitais e concertos, a musicista pesquisa a fundo a história e as obras de seus ídolos eruditos. Com uma bolsa de estudos, Juliana realizou pesquisas acadêmicas de iniciação científica com a ajuda do pianista e doutor Eduardo Monteiro. Como musicóloga, já trabalhou em sonatas de Ludwig Van Beethoven (1770 – 1827) e nos manuscritos do compositor brasileiro Henrique Oswald (1852-1931) – projeto que a levou para palestrar a esse respeito em congressos.

Juliana D’Agostini já conquistou diversos prêmios importantes em concursos de piano, como, por exemplo:

• 2010 Seattle International Piano Competition – Collegiate Semi-Finalists;

• I OCAM – solista – 2º lugar (2009);

• Bauru Atlanta Competition – 3º lugar (2008);

• XIV Arnaldo Estrella National Piano Competition – 1º lugar (2006);

• XIX Artlivre Piano Competition – 1º lugar (2006);

• XV Souza Lima Piano Competition – 2º lugar (2006);

• XVIII Artlivre Piano Competition – 3º lugar (2005);

• IV OSBA young soloist Competition – 1º lugar (2005);

• XIII Arnaldo Estrella Piano Competition – menção honorária (2004).


O violinista Ivan Rodrigues

O segundo destaque deste concerto vai para o violinista Ivan Rodrigues, que cursa Bacharelado em Musica – Violino – na Universidade de São Paulo Ensino Médio Completo. Ivan se formou em 2011, no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatu,í no curso de Violino, teoria e Harmonia.

Obteve o 2º lugar na colocação de um concurso de instrumentista na cidade de Pirassununga, em novembro de 2006, foi bolsista no Conservatório de Tatuí, em 2007, Placa de Prata de Melhor aluno e Ivan_Rodrigues-200aluno de melhor Talento do EMEF “Maneco Dionísio”, em 3 de junho de 2005 recebida na escola Maneco de Dionísio em Avaré.

Tem experiências internacionais com duas turnês pela Europa – 2010 e 2011 – e apresentações com os Tenores do Brasil, em 2006 e 2007, apresentações com o grupo Eruspop em 2008 e 2009, e ainda com o grupo Legítimos, da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, em 2009 e inicio de 2010, com gravação do CD. Apresentou-se com André Carino (Sanfoneiro) em 2009 e 2010 e teve participação especial no Programa Raul Gil, no SBT, em Setembro de 2010, com a cantora Elihana Elias, entre outras.

Ivan foi professor de violino nas escolas de música “A Musical” e “Opus”, na Cidade de Avaré, por dois anos, 2010 e 2011, tendo sido membro, em 2012, da Orquestra Sinfônica de Heliópolis. Participou de duas edições do Festival de Ourinhos, tendo aula e masterclasses com os professores Ana de Oliveira, Ricardo Herz, Winston Ramalho e Rucker Bezerra. No Conservatorio de Tatui, teve masterclasses com Professores, Emanuelli Baldini, Paulo Bosisio, Pedro Della Role. Em São Paulo na Sinfônica de Heliópolis aulas e master classes com violinistas internacionais, como, Barnabas Kelemen e Julian Rachlin.


O tenor David Araújo

Nascido em Ribeirão Preto – SP em 1986, iniciou seus estudos em canto em 2005, com a professora Naílda Lins e em 2011 iniciou o Curso de Música – Canto e Arte Lírica pela Universidade de São Paulo (USP), sob a orientação da Professora Maria Yuka de Almeida Prado.

Foi selecionado em 2010 e 2013 de entre centenas de cantores de vários países, para integrar a Academia Coral do Schleswig-Holstein Musik Festival (Alemanha), sob a regência de Rolf Beck, Christopher Hogwood, Stefan Parkman, Bobby McFerrin, Christoph Eschenbach, Martin Grubinger, Eric Whitacre e Kaspars Putnins.

Participou da gravação de CD com obras de Gabriel Fauré, incluindo seu famoso Requiem em conjunto com o Ensemble Orchestral de Paris. Em 2011 participou do coral na Ópera “La Bohème”, de Puccini e ingressou no Coro de Câmara da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto sob a regência de Snizhana Drahan e nos corais Oficina Experimental da Voz e Academia da Voz do Departamento de Música da FFCLRP-USP, sob a regência da Professora Silvia david230Berg.

Participou de master classes de canto com Jenni Cook (EUA), Sarah Meredith (EUA), David Wilson-Johnson (Inglaterra), Fernando Portari, Pedro Portari, Sandro Christopher, Rosana Lamosa, Edmar Ferreti e Richard Bauer. Interpretou Bastien, na Ópera Bastien und Bastienne, da Orquestra USP-Filarmônica, sob a regência do Professor Rubens Russomano Ricciardi. Em 2013, com Bolsa Mérito Acadêmico da USP, realizou intercâmbio na University of New Hampshire (EUA), tendo recebido nota máxima e o certificado de mais alta honra integrando a lista da reitoria; foi solista na Missa Brevis de Zoltan Kodaly e junto à Orquestra de Câmara Divertimento, cantando “Il mio tesoro intanto”, da Ópera “Don Giovanni”, de W. A. Mozart: interpretou “Candide”, na Ópera Homônima de Leonard Bernstein e Sam, na Ópera “Susannah”, de Carlisle Floyd. Em 2014 retornou ao coro de câmara da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e foi solista na “Missa Solemnis KV 139”, de W. A. Mozart.

 

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..