Notícias

22 de outubro de 2014

Concerto com o “Oxford Strings Duo”

Em mais uma noite cultural, que teve o objetivo de dar sequência às comemorações do 80º aniversário da Universidade de São Paulo e do 20º aniversário do IFSC-USP, efemérides que ti250se iniciaram este ano e se prolongarão até 2015, o Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, no nosso Instituto, recebeu, na noite do dia 21 de outubro, o concerto com o Oxford Strings Duo, um evento aberto à sociedade, inserido na Série Concertos USP – 2014.

Constituído pelos violinistas Ricardo Palmezano e Luciana Caixeta, o duo que já se apresentou com grande sucesso nos Estados Unidos e no Brasil, trouxe ao IFSC-USP um repertório eclético e variado, com obras de importantes compositores brasileiros que marcaram, com extraordinária arte, suas respectivas gerações.

Antes do início do concerto, o Diretor do Instituto de Física de São Carlos, Prof. Tito Bonagamba, agradeceu a presença do público e evocou as comemorações, respectivamente, dos 80 anos e dos 20 anos da criação da Universidade de São Paulo e do próprio IFSC-USP, tendo igualmente agradecido a prestimosa colaboração da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), através do seu Departamento de Música, responsável pela série de concertos e de outras apresentações efetuadas no IFSC-USP ao longo deste ano de 2014, sublinhando nomes que muito contribuíram para os sucessos protagonizados pela USP – Filarmônica, Coral USP Filarmônica, Mogiana Jazz Band: Prof. Rubens Ricciardi (maestro) e José Gustavo Julião (maestro), a soprano, Profa. Yuka de Almeida Prado, além de docentes, alunos e servidores.

Falar duo350dos dois violinistas integrantes do duo não é tarefa fácil, até pelo vasto currículo de cada um. O violinista Ricardo Palmezano tocou na Camerata Fukuda, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Experimental de Repertório e no Jazz Sinfônica, com participação do projeto Academia da Orquestra Sinfônica da USP. Ricardo Palmezano conquistou diversos prêmios, de onde se destacam o Campus Owls Award e o Elizabeth Lane Scholarship, nos Estados Unidos, por seus méritos acadêmicos. Em 2008, foi finalista da Undergraduate Artist Competition e da University of Connecticut Chamber Music Competition, foi spalla da Orquestra Sinfônica da Miami University, fez parte das Orquestras de Hamilton-Fairfield, Lebanon e Middletown, no estado de Ohio, igualmente nos Estados Unidos, sendo atualmente spalla da Orquestra Filarmônica de São Carlos.

Já no que concerne à violista Luciana Caixeta, tocou na Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Experimental de Repertório e Camerata Fukuda, tendo concluído, em 2007, seu mestrado em performance, na Miami University. Foi violinista do Miami University Graduate String Quartet e chefe de naipe dos segundos violinos da Miami University Symphony Orchestra, fez parte da Orquestra de Hamilton-Fairfield, Middletown e Lebanon (Ohio) e foi professora de violino do Young Musicians’ Program da Miami University e da West Chester Academy of Music. É chefe de naipe dos segundos violinos da Orquestra Filarmônica de São Carlos e professora de violino na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo.

duo500

A programação deste concerto foi constituída por: Dueto Concertante de Gabriel F. da Trindade (1799?-1854) – Allegro moderato, Andante sostenuto e Allegro vivace; por Duetos Modais (1969), de Ernst Mahle (1929), com Allegro, Andante, Energico, Moderato, Vivo, Pesante, Veloce e Adagio; e Seis Duos (1976), de Mário Ficarelli (1935-2014) – Andantino, Dolente, Vivo, Balançando, Andante e Vivace.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..