20 de fevereiro de 2014

Comunidade do IFSC vota para concurso de ilustrações

Realiza-se no IFSC, durante este semana, a votação para o concurso de ilustrações feitas por alunos dos Ensinos Fundamental e Médio que participaram da Olimpíada Brasileira de Física – OBF-2013, em todo o Brasil. Tais ações têm por objetivo manter os alunos e professores em atividades durante toda a execução da Olimpíada.

As Atividades Paralelas são coordenadas pela Dra. Wilma Barrionuevo e pelo Prof. concursoobf300Euclydes Marega, ambos do Grupo de Óptica do IFSC. Os trabalhos foram recebidos e pré-selecionados e, agora, estão sendo expostos nos saguões dos prédios do IFSC, para que professores, estudantes e funcionários possam votar nas melhores ilustrações. Cada julgador escolhe 3 trabalhos, dentre os expostos no painel. Este será o voto de jure popular.

Os trabalhos estão sendo também votados na página da OBF, inserida no Facebook. Além dessas votações, as ilustrações estão sendo julgadas por um júri técnico, nos quesitos: qualidade artística, criatividade, sensibilidade e transmissão do tema. Os alunos que tiverem os trabalhos mais votados receberão medalhas. Todos os alunos receberão certificados de participação.

O tema das Atividades Paralelas de 2013 foi Fontes Renováveis de Energia, que conta com um concurso de ilustrações sobre o tema proposto, um concurso de fotografias com tema livre e, também, um desafio de física, que consistiu em experimento realizado por equipes de alunos coordenados por um professor.

Os coordenadores Wilma e Euclydes acreditam que as votações tendem a estimular os alunos a participarem das demais olimpíadas e a despertarem para a ciência, além de proporcionar uma atitude mais eficaz e positiva frente aos inúmeros desafios da vida.

Na foto acima, pesquisadores do Grupo de Óptica do IFSC e da Embrapa que participam como júris técnicos da competição.