11 de novembro de 2014

Computational Simulations of Bacterial Outer Membranes

Em mais uma edição do programa Café com Física, que aconteceu na tarde do dia 11 de novembro, na Sala F210 (IFSC-USP), a Profa. Dra. Thereza A. Soares, do Departamento de Química Fundamental, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ministrou a palestra Computational Simulations of Bacterial Outer Membranes.

Os lipopolissacarídeos (LPS), potentes ativadores do sistema imunitário Tereza1de mamíferos, são os principais componentes das membranas bacterianas exteriores, que atuam como barreira de permeabilidade eficaz contra agentes xenobióticos. Neste sentido, Thereza discursou sobre um modelo atomístico da membrana LPS de Pseudomonas aeruginosa, que tem sido utilizado na investigação de dinâmicas estruturais, hidratações e propriedades eletrostáticas dos LPS. Além disso, Thereza falou sobre os resultados de sua pesquisa, que sugerem que a estabilidade das membranas LPS reflete em um equilíbrio entre hidratação eficaz, valência iônica e aptidão para moléculas vizinhas.

A Profa. Thereza possui bacharelado em Ciências Biológicas, mestrado e doutorado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco e pela The Scripps Research Institute, EUA, sob a orientação conjunta dos Profs. Ricardo Ferreira e Arthur Olson, tendo também obtido pós-doutorado pelo Eidgenössische Technische Hochschule Zürich e École Polytechnique Fédérale de Lausanne, Suíça. Em 2005 tornou-se Senior Reasearch Scientist no Pacific Northwest National Laboratory, Estados Unidos. Desde 2010 Thereza é professora do Departamento de Química Fundamental da UFPE, onde pratica estudos em aplicação de métodos e simulações computacionais para a investigação de processos biomoleculares e interpretação de observações experimentais, a partir de uma perspectiva molecular.