4 de outubro de 2017

Como a USP se tornou a universidade mais inovadora do Brasil

Em entrevista publicada no boletim Informativo Informa – Agência USP de Inovação, Edição nº 13 do corrente ano, o docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Vanderlei Bagnato, que atualmente exerce as funções de Coordenador da Agência USP de Inovação, traça com detalhes o mandato, prestes a terminar, do Reitor Marco Antonio Zago, principalmente nas vertentes da Inovação e Empreendedorismo.

Para o entrevistado, a área de Inovação se transformou rapidamente em um dos pilares que a USP detém para apoiar suas atividades, a tal ponto que a Inovação se tornou uma rotina em cada Unidade da Universidade.

O desenvolvimento de inúmeras atividades relacionadas com a Inovação foi determinante para motivar e sensibilizar alunos e docentes, ações essas que foram organizadas pela Agência USP de Inovação, tomando-se como exemplo o ano de 2016, período onde foram realizados 301 eventos exclusivamente dedicados a essa finalidade.

Em sua entrevista, Vanderlei Bagnato destaca igualmente a implementação de quatro unidades da Embrapii dentro do universo da USP, um grande projeto que tem a finalidade de congregar esforços e projetos conjuntos oriundos do setor produtivo, academia e governo federal.

Reunindo todos esses fatores e como balanço do mandato do atual Reitor, Vanderlei Bagnato considera que os esforços despendidos nos últimos anos tornaram a USP a universidade mais inovadora do Brasil e da América Latina, motivo pelo qual espera que a nova gestão da USP dê continuidade a todos esses projetos de sucesso.

Para ler esta entrevista na íntegra, clique AQUI.