29 de novembro de 2012

Como transformar a pesquisa científica em produtos e/ou serviços

Decorreu no dia 29 de novembro, na Sala de Seminários do Grupo de Óptica do IFSC, mais um seminário promovido pelo Laboratório de Biofotônica, do Grupo de Óptica, desta vez ministrado por Mardoqueu Martins da Costa, sócio-fundador e pesquisador/consultor da empresa BioDPI Indústria e Comércio de Equipamentos Médicos e Odontológicos.

Subordinado ao tema Desafios e oportunidade de se transformar a pesquisa científica em produtos e/ou serviços, este seminário abordou, diretamente, como é que o conhecimento adquirido por quem finaliza seus cursos de graduação ou de pós-graduação pode se transformar em resultados práticos, que cheguem à sociedade na forma de produtos e/ou serviços.

Mardoqueu utilizou o seu próprio caso como exemplo, onde, através seu conhecimento partiu para a criação da empresa Biopdi – Equipamentos Médicos e Odontológicos, tendo descrito quais são as oportunidades e desafios que existem para se ter uma empresa que faça pesquisa, com o foco de oferecer serviços ou produtos.

O palestrante possui Mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos – USP (2010). Formado em Ciências Exatas com habilitação em Física pelo Instituto de Física de São Carlos – USP (2008) e possui formação técnica em Mecatrônica pela escola SENAI de São Carlos (2007). Possui experiência na área de Física e Engenharia, com ênfase em Espectros Moleculares e Interações de Fótons com Moléculas, atuando principalmente nos seguintes temas: Espectroscopia, Fluorescência, LEDs, LASER, processamento de imagens e instrumentação com o desenvolvimento de software e equipamentos de uso laboratorial e clínico. Mardoqueu é sócio-fundador e pesquisador/consultor da empresa BioDPI Indústria e Comércio de Equipamentos Médicos e Odontológicos.