Notícias

19 de agosto de 2011

Começa, hoje, a “Arena de Debates em Ficção Científica”

A partir do dia 18 de agosto, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), através do Centro de Imagens e Espectroscopia in vivo por Ressonância Magnética – CIERMag, resolveu unir a paixão pelo cinema e pela ciência, na “Arena de Debates em Ficção Científica”.

Todas as quintas-feiras, das 19 às 22 horas, pesquisadores do campus e de outras universidades são convidados a participar do programa, que começa com a exibição de um longa-metragem de ficção científica e finaliza com debates entre convidados e participantes, tendo em mente promover discussões sobre as produções de ficção científica, envolvendo propostas de interação usuário-computador, manipulação genética, segurança de informações e outros temas relacionados a tecnologias de computação, previstas nos filmes do gênero.

Tendo o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo (USP), o evento é aberto a toda comunidade e não é preciso inscrição nem pagamento de taxas para participar.

Seguem, abaixo, informações sobre o filme que será exibido no primeiro encontro, marcado para hoje (18/8), no auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”:

Substitutos (Surrogates, EUA, 2009, Ficção, 89 min., dir. Jonathan Mostow)

Na sociedade do filme, considera-se indispensável o uso de substitutos, corpos mecânicos controlados à distância por meio de uma interface neural. Os substitutos saem de casa, enquanto seus donos permanecem e experimentam todas as sensações do cotidiano de maneira remota, visando obter um maior grau de segurança, pois o substituto pode ser destruído sem causar dano a seu usuário. Entretanto, tal segurança mostra-se ameaçada quando surge o caso de uma pessoa que foi morta remotamente enquanto controlava seu substituto, levando a uma investigação policial que inicia a trama do filme.

Sobre o convidado para discussão:

Lirio Onofre Baptista de Almeida é pesquisador do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e especialista em instrumentação eletrônica aplicada à Física e Neurociência Computacional. Desenvolve interfaces de sistemas neurais com computadores há 14 anos, tendo iniciado seu trabalho na área projetando instrumentação para pesquisa com o sistema visual da mosca. Atualmente, é parte do grupo de Física Computacional e Instrumentação Aplicada do Instituto, com atuação fundamental para diversas pesquisas na área de neurobiofísica.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..