21 de agosto de 2013

Começa a Semana da Licenciatura em Ciências Exatas

Iniciou-se no dia 19 de agosto, pelas 19 horas, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC), a abertura oficial da VIII SELIC – Semana da Licenciatura em Ciências Exatas, este ano subordinada ao tema 20 anos do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas: ConquisIMG_1216tas e Desafios, um evento que contou, na mesa de honra, com as presenças do Diretor do IFSC, Prof. Antonio Carlos Hernandes, a Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas e, simultaneamente, representante do IQSC e da Comissão do Curso, Profa. Dra. Salete Linhares Queirós, a representante do ICMC, Profa. Dra. Esther de Almeida Prado, a docente responsável pela organização da VIII SELIC (Comissão Organizadora Docente) e representante do CDCC, Profa. Dra. Cibelle Celestino Silva, e, ainda, a aluna representante da Comissão Organizadora Discente, Gabriela Bueno Denari.

No seu curto discurso, o Diretor do IFSC realçou a importância do evento, IMG_1219tendo sublinhado a aposta que o Instituto de Física de São Carlos sempre fez para que a Semana da Licenciatura em Ciências Exatas fosse um sucesso ao longo dos anos. Na sua intervenção, Antonio Carlos Hernandes referiu a importância deste curso no âmbito da formação de novos docentes na área das ciências exatas, para que o Brasil possa ter alunos bem formados no ensino médio, até para que as universidades cresçam qualitativamente, tendo, simultaneamente, salientado a necessidade do reconhecimento e a valorização do trabalho dos professores, até em termos salariais. Para o orador, os alunos formados no Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, que estão agora atuando nas escolas dos ensinos fundamental e médio, estão formando novas gerações, uma massa crítica que certamente irá fazer a diferença num futuro próximo. Para Hernandes, a responsabilidade de cada um dos alunos que está agora se formando no Curso de Licenciatura é enorme: Mais do que sua atuação como professores, vocês vão assumir o papel de transformadores do conhecimento e vão passar esse conceito em frente.

IMG_1222Outra intervenção digna de registro foi a da Profa. Dra. Cibelle Celestino Silva, que enfatizou o fato de qualquer aluno que é formado na USP, seja em que área for – e, particularmente, no Curso de Licenciatura em Ciências Exatas – tem uma missão acrescida, que é a responsabilidade de se assumir como uspiano, ou seja, como líder, pois é assim que a sociedade o vê. Cibelle Celestino Silva realçou a presença e a homenagem que iria ser prestada, no decurso dessa sessão de abertura do evento, aos docentes que foram os pioneiros do curso, a saber:

José Galizia Tundisi (IFS);

Djalma Mirabelli Redondo (IFSC);

Osvaldo Novais de Oliveira Jr (IFSC);

Sérgio Paulo Campana Filho (IQSC);

Águida Cellina de Méo Barreiro (IFSC);

Regina Helena Almeida Santos (IQSC);

Tito José Bonagamba (IFSC);

Oziride Manzoli Neto (ICMC);

Hermano de Souza Ribeiro (ICMC);

Horácio Carlos Panepucci (In Memoriam) (IFSC);

Dietrich Schiel (In Memoriam) (IFSC);

Maria Dolores Ceccato Mendes.

Esta cerimônia de abertura da VIII SELIC contou, ainda, com uma palestra apresentada pelo Prof. Dr. Paul Jean Etienne Jeszensky, docente da EPUS e presidente da Comissão de Graduação da EPUSP, representando a Profa. Dra. Telma Maria Tenório Zorn – Pró-Reitora de Graduação da USP.

Estrutura Organizativa da VIII SELIC:

Comissão Organizadora Docente

Profa. Dra. Cibelle Celestino Silva;

Comissão Organizadora Discente

Daniel Silva (4º ano); Emike Pereira (4º ano); Gabriela Bueno Denari (3º ano); Gevair Norberto (2º ano); Patrícia Fernanda Rossi (3º ano); Paulo Chiari (2º ano); Rafaela Masson (3º ano);

Comissão Científica

Profa. Dra. Ana Cláudia Kasseboehmer (IQSC – USP); Profa. Dra. Cibelle Celestino Silva (IFSC – USP); Profa. Dra. Edna Maura Zuffi (ICMC – USP); Ms. Herbert Alexandre João (Educador, IFSC – USP); Prof. Dr. José Fernando Fontanari (IFSC – USP); Profa. Dra. Miriam Cardoso Utsumi (ICMC – USP); Profa. Dra. Nelma Regina Segnini Bossolan (IFSC – USP); Prof. Dr. Otavio Henrique Thiemann (IFSC – USP); Profa. Dra. Salete Linhares Queiroz (IQSC – USP)

Retrospectiva:

A Semana da Licenciatura em Ciências Exatas (SeLic) acontece desde 2005, sendo um evento anual voltado aos professores da rede pública e privada e aos alunos de cursos de licenciatura da USP e da UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos. O evento é organizado por alunos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, com apoio das instituições responsáveis pelo curso.

O Curso de Licenciatura em Ciências Exatas completa, nesta edição da SELIC, 20 anos de idealização e formação e, por este motivo, vários eventos vêm acontecendo, ressaltando a importante data.

Decorrendo entre os dias 19 e 23 de agosto, esta VIII SELIC contará com atividades diversificadas, como apresentação de trabalhos científicos, minicursos, oficinas e palestras, contando com os apoios do IFSC – Instituto de Física de São Carlos, IQSC – Instituto de Química de São Carlos, CDCC – Centro de Divulgação Científica e Cultural e da SACEx – Secretaria Acadêmica da Licenciatura em Ciências Exatas.