29 de abril de 2018

Com apoio do IFSC/USP: Grupo Zenith (EESC/USP) lança sonda “Garatéa-3”

O passado dia 22 de abril ficou marcado, no Campus USP de São Carlos, pelo lançamento da terceira sonda cientifica e quarta no geral do Grupo Zenith – Garatéa-3 -, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), que concluiu, no próprio dia, sua jornada à estratosfera.

Patrocinada pela Águia Sistemas de Armazenagem e Oz Produtora, com o apoio da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) e Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), a Garatéa-3 partiu do hangar da Engenharia Aeronáutica da EESC/USP, tendo levado a bordo experimentos de astrobiologia do Instituto de Química para o estudo da sobrevivência de leveduras extremófilas, bem como experimentos próprios para teste de protozoários.

Atingindo a altitude de 3.1634 metros, a sonda embarcou sistemas de medição de dados ambientais desenvolvido pelos alunos, com destaque para os sistemas de medição de ultravioleta A, B e C e o sistema para radiação ionizante.

A sonda contou com um novo sistema de rastreio em tempo real, junto à telemetria de seus sensores, integrando sistemas GPS a bases terrestres em dispositivos android com o aplicativo do grupo, por meio da modulação LoRa, tendo-se testado também o novo sistema de transmissão de imagens ao vivo.

Pela primeira vez, graças a Oz Produtora, o grupo levou uma câmera 360° para a estratosfera! Mais imagens serão disponibilizadas em breve, bem como o vídeo do lançamento e resgate.

A Garatéa-3 é considerada um marco para o Grupo Zenith e representa a primeira sonda completamente reutilizável da equipe. Seu próximo voo integrará o sistema de controle de altitude e deve ocorrer no segundo semestre de 2018.

O grupo Zenith EESC/USP agradece a todos que participaram, apoiaram e acreditaram em mais uma missão!

O céu não é o limite, é apenas o começo!

Veja mais sobre este e outros projetos na página do Facebook do Grupo Zenith, clicando AQUI.