2 de novembro de 2019

Colóquio no PPGF/UFSCar com a Profª Laura Paulucci (UFABC)

No próximo dia 07 de novembro (quinta-feira), pelas 16h30, na sala de Seminários Swieca Nova, o Programa de Pós-Graduação em Física da UFSCar apresenta o colóquio subordinado ao tema, “ARAPUCA‘s para a luz de cintilação”, com a Profa. Dra. Laura Paulucci, docente da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Em sua apresentação, Laura Paulucci falará em como a física de neutrinos atravessa um período interessante, onde existem diferentes experimentos em fase de construção/planejamento, que visam responder a questões fundamentais, como a sua hierarquia de massa, a violação de CP no setor leptônico e a possível existência de mais sabores de neutrinos, além dos três conhecidos.

Das técnicas de detecção mais recentes, a palestrante destacará as câmaras de projeção temporal instaladas em grandes volumes de argônio líquido (LArTPCs). Neste tipo de sistema, além da coleção da carga produzida na interação das partículas com o líquido nobre, é realizada também a detecção dos fótons provenientes da cintilação, usados primariamente para trigger. Um novo dispositivo baseado no aprisionamento de fótons, o ARAPUCA, prevê um aumento por um fator 10 da eficiência em relação ao modelo tipicamente considerado para estes experimentos.

A palestrante apresentará um panorama da área, a importância da detecção da luz em LArTPCs e o ARAPUCA, descrevendo o trabalho intenso de P&D que está sendo desenvolvido no Brasil e que levou à incorporação recente deste dispositivo como a base para o sistema de fotodetecção do experimento DUNE (Deep Underground Neutrino Experiment). Os trabalhos encontram-se avançados e já estão em produção os primeiros ARAPUCA’s em larga escala para o experimento SBND (Short Baseline Detector).