25 de março de 2022

Colóquio e Aula Magna – “Academic Dishonesty Then and Now – and Confronting its Future”

O IFSC/USP retomou no dia 25 de março, às 10h30, o programa de “Colóquios do IFSC” após mais de dois anos de interrupção devido à pandemia de Covid-19.

Nesta retomada, já com a participação presencial dos novos alunos do Instituto e com transmissão ao vivo pelo Canal Youtube, o colóquio, que ocorreu no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”, se transformou, como anunciado anteriormente, em uma Aula Magna ministrada remotamente pelo Prof. Dr. David E. Pritchard, destacado docente e cientista do MIT – USA e que tem uma forte relação com o IFSC/USP, que dissertou sobre os casos de fraudes e/ou desonestidades acadêmicas praticadas por alunos e que na maior parte das vezes são detectadas, mas que tiveram uma maior incidência durante o período de pandemia.

Dessa forma, o palestrante descreveu como foram detectadas fraudes, como plágios grosseiros, cópias de artigos e transcrições, entre outras situações, no ambiente acadêmico, com ênfase  nos trabalhos remotos, incluindo nos MOOC’s (Massive Online Open Courses).

Baseado em literatura específica e estudos sobre esses, o Prof. David E. Pritchard apresentou dados consistentes sobre essas situações, tendo igualmente apresentado formas de melhor detectar e combater essas “desonestidades acadêmicas” em plena sala de aula.

Para visualizar esse Colóquio/Aula Magna, clique AQUI.